SEGS Portal Nacional

Saúde

Projeção no Congresso Nacional vai alertar sobre os riscos das doenças cardiovasculares

  • Sexta, 06 Agosto 2021 08:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Rossi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ação marca o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, um dos principais fatores de risco para doenças do coração

Na próxima terça-feira (10), o Congresso Nacional receberá, pela primeira vez, uma projeção de conscientização sobre saúde. Um vídeo, produzido pelo Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC), vai destacar dados sobre a alta taxa de mortalidade das doenças cardiovasculares no Brasil, que atualmente só perdem em número para as mortes causadas por Covid-19. Metade dos infartos fatais, que deveriam atingir sobretudo idosos, ocorrem, atualmente, em pessoas com menos de 60 anos1.

A ação será realizada em alusão ao Dia Nacional do Colesterol, comemorado em 08 de agosto, e busca mostrar que é preciso adotar medidas, por meio de Políticas Públicas, para implementar programas, sensibilizar médicos e conscientizar a população sobre os perigos das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Essas conquistas somente serão alcançadas por meio de melhorias nas políticas de Atenção Primária à Saúde e do engajamento da sociedade civil. Por isso, em complemento à projeção em Brasília, os parlamentares de São Paulo receberão um quiz para testar seus conhecimentos sobre as doenças cardiovasculares e compreenderem a importância do tema para a sociedade.

Um dos objetivos do GAC é fortalecer a sua atuação para diminuir o número de mortes por doenças cardiovasculares em 50% nos próximos 10 anos. “Para isso, ações como essa são essenciais, pois precisamos promover a educação em saúde para que todos conheçam os fatores de riscos das doenças cardiovasculares e, caso recebam diagnóstico, possam controlar a doença”, afirma Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, que administra o GAC.

Dr. Jose Rocha Faria Neto, médico e professor titular de cardiologia da PUC-PR, reforça que “A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio de hábitos saudáveis, como dieta balanceada e atividade física. Quando falamos de colesterol, é importante reforçar que quando elevado, aumenta o risco de depósitos de placas ateroscleróticas na parede das artérias, provocando sua obstrução. O colesterol, juntamente com a diabetes e hipertensão, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, principalmente infarto, AVC e tromboses arteriais”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. Das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem em países de baixa e média renda, e 37% são causadas por doenças cardiovasculares. No Brasil, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por problemas cardiovasculares2.Saiba mais: www.gacbrasil.com.br

Confira o vídeo da ação:

Sobre o GAC

O GAC - Grupo de Advocacy em Cardiovascular foi fundado em 2017 e é um movimento inovador, administrado pela Colabore com o Futuro e composto por organizações de pacientes sem fins lucrativos. Foi criado para atuar nas necessidades dos pacientes não atendidos, como o desafio de se conseguir um diagnóstico preciso e precoce e a dificuldade de acesso à exames e tratamentos. Também tem como objetivo diminuir a alta incidência e mortalidade por essas doenças no Brasil. Para isso, uniu-se as ONGs que tem como foco apoiar os pacientes com doenças cardiovasculares ou os pacientes com patologias que tem como consequência essas doenças (diabetes e algumas doenças raras, por exemplo) para trabalhar em conjunto, aumentando e fortalecendo a voz dos pacientes.

Sobre a Colabore com o Futuro

A Colabore com o Futuro é o 1ª negócio social de advocacy da América Latina. A entidade tem como objetivo mobilizar a sociedade a participar das decisões de saúde junto com o governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas. A Colabore com o Futuro é uma das 1.200 empresas no Brasil que colaboram com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde sua fundação, em 2017, já mudou a vida de mais de 12 milhões de pessoas, ampliando o acesso à saúde e qualidade de vida dos pacientes brasileiros.

Referências:

1. Colabore com o Futuro. Dados de doenças cardiovasculares- Grupo de Advocacy em Cardiovascular. Disponível em: https://www.colaborecomofuturo.com/post/2018/03/14/gac-grupo-de-advocacy-em-cardiovascular Acesso 04/08/2021

GAC. Novo Documento Direcionador do GAC. Disponível em: https://www.gacbrasil.com.br/post/novo-documento-direcionador-do-gac Acesso em 27/07/2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version