SEGS Portal Nacional

Saúde

Humanitudo: a verdadeira tendência do pós-vacina

  • Quarta, 04 Agosto 2021 09:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alberto G. Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Durante o Tendências360, a gastronomia, o entretenimento e o turismo estiveram em pauta ao longo de três dias de evento, mas o que está por vir é ainda mais necessário

Há uma semana começava o Tendências 360, evento on-line que reuniu mais de 350 observadores e trendsetters de comportamento, e que apresentou cases de empresas inovadoras e palestrantes em debates inspiradores e muitos insights importantes para o futuro do entretenimento, da gastronomia e do turismo. Os painelistas trataram de diversos temas relevantes, muitas vezes com visões diferentes entre si o que enriqueceu o debate e apontou para uma macro-tendência muito relevante: a HUMANITUDO.

Humanitudo é tendência criada pelos curadores do evento que representa indivíduos, produtos, serviços, negócios, empresas, comunidades e uma sociedade baseada nas necessidades e desejos humanos, com plena consciência, respeito, liberdade e responsabilidade. Quer saber mais sobre como eles chegaram até ela? Confira a seguir os seis principais pensamentos compartilhados e repense hoje o futuro da humanidade e da sociedade:

Carol Soares, co-fundadora do OCLB, foi categórica em dizer que precisamos substituir o “OU” pelo “E”. Em outras palavras, quando se trata de transformações do comportamento e tendências, há diversos caminhos possíveis, inclusive aqueles contraditórios que coexistem e sua aplicação e validação depende das características de cada negócio, do estágio de maturidade em que se encontram e do perfil de clientes.
O importante é ter a mente aberta e um olhar curioso. Bill Aulet, professor do MIT e autor do best-seller “Empreendedorismo Disciplinado”, destacou que devemos adotar, como sociedade, um espírito empreendedor e anti-frágil e isso não se limita aos donos de empresas. O modelo mental do empreendedorismo, de criar, buscar conhecimento, testar, aprender com os erros, reagir rapidamente e enxergar oportunidades na adversidade pode ser adotado por indivíduos, membros de time, instituições e pela própria comunidade.

Ter maior consciência sobre a necessidade de uma atitude mais responsável com o planeta e os impactos que produtos, negócios e serviços geram. A curiosidade sobre o que se consome, com mais acesso à informação sobre a cadeia produtiva se tornará cada vez mais presente e a responsabilidade será cobrada por consumidores e necessária para as empresas, inclusive tornando-se financeiramente atrativa para negócios. Isso vale para todos os setores, desde destinos mais focados em um turismo regenerativo até proprietários de restaurantes que valorizam ingredientes e produtos locais.

Criar comunidade e personalização da jornada também foram assuntos recorrentes em diversos momentos da programação. Consumidores estão mais atentos ao propósito e valores das empresas, principalmente em questões como inclusão e diversidade. Com isso, optam por marcas aderentes aos seus valores, criando vínculos estreitos. Também querem acesso a jornadas customizadas e isso acontece através do uso inteligente de dados. Há uma busca por alternativas mais humanas e responsáveis, que também devem ser personalizadas para cada indivíduo.

Derrube mitos, especialmente relacionados ao trabalho remoto e às transformações no ambiente organizacional, aos desejos dos consumidores em relação aos hábitos alimentares e suas escolhas de viagens. O universo de games e e-sports também deve derrubar estereótipos consolidados, mostrando-se uma oportunidade para marcas que querem conversar com um público jovem, diverso e em pleno crescimento.

A retomada no pós-vacina já mostra uma luz no fim do túnel e os sinais positivos de certa normalidade começam a aparecer, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Ingressos esgotados para diversos festivais de música, como mencionado pelo Luis Justo, CEO do Rock In Rio e pela Marta Pallares, do Primavera Sound, são apenas alguns exemplos desse movimento. Mas não se pode esquecer da insegurança que ainda há em relação ao estado da pandemia, questões econômicas e o próprio gap entre o fim da pandemia e a possibilidade de normalização completa, especialmente para o setor de entretenimento. Tem-se consumidores ávidos por celebrar, se reunir e desfrutar, mas também há aqueles cautelosos, aguardando os próximos desdobramentos. A Dra. Mellanie Fontes-Dutra, biomédica e pesquisadora de diversos grupos de análise da Covid-19, destacou que manter as medidas preventivas como uso de máscara e distanciamento são fundamentais e que uma maior flexibilização só será possível, após a vacinação em massa com segunda dose.

Agora dá pra entender por que Humanitudo?

Em breve, será disponibilizado o relatório completo de tendências para os participantes que optaram pelo ingresso figital, mas alguns spoilers serão publicados nas redes sociais do Tendências 360.

Como o conteúdo ficará disponível até 29 de agosto para ser visto e revisto na área logada no site do evento, ainda dá tempo de garantir o acesso completo ao conteúdo e ainda contribuir com as três ONGs apoiadas pelo Tendências 360 - Garupa, Gastromotiva e Playing for Change – já que toda a renda captada com a venda dos ingressos é beneficente.

O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.

Sobre os realizadores:

Sobre a Mapie - A Mapie é uma das mais reconhecidas consultorias em turismo, hotelaria e gastronomia do país. Cuidando de todo o ciclo de vidas de negócios turísticos, pesquisa tendências de comportamento e consumo de forma recorrente e desenvolve produtos e serviços inovadores para clientes como Aviva, Accor, Atlantica, Gol, ClickBus e mais. Também representa a Phocuswright na América Latina, a maior autoridade em pesquisa em turismo no mundo. www.mapie.com.br

Sobre o Disque9 - O Disque9 é blog e laboratório de inovação e tendências da antenada equipe da Mapie. É o olhar crítico e inovador da hospitalidade, turismo e gastronomia e o ramal de conexão entre os acontecimentos disruptivos e as boas ideias do segmento e sua aplicação em produtos e conceitos transformadores. Compartilhamos para inspirar, gerar debates e trazer ainda mais conhecimento relevante para o mercado. www.disque9.com.br

Sobre a Nazdarovia - Há 9 anos no mercado, a Nazdarovia é uma empresa especializada na produção e organização de eventos gastronômicos. Possui metodologia própria para conceituação de eventos, criando projetos que traduzem a cultura de cada cliente. Em seu portfolio conta com clientes como Tutano Gastronomia, Park Shopping Barigüi, PROCERVA, Shopping Estação, AG7Realty, entre outros. Dentre os eventos que organizou estão: Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, Sunday Funday, Festival Vinopar dos Vinhos Paranaenses, Way Circus e o primeiro BBQ Land. Com contato próximo com chefs de cozinha, sommeliers e restaurateurs de todo o Brasil, desenvolve projetos de co-branding e co-marketing para marcas que desejam associar-se ao mundo da gastronomia. www.nazdarovia.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version