SEGS Portal Nacional

Saúde

Doença comum nas costas pode ser tratada com menos intervenção

  • Segunda, 02 Agosto 2021 11:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thayane Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A hérnia de disco atinge cerca de 5 milhões de brasileiros e, com o avanço das técnicas, pode ser operada de forma minimamente invasiva, com mais segurança e menos tempos de recuperação

Caracterizada quando o núcleo gelatinoso de um dos discos intervertebrais se desloca, podendo pinçar um dos nervos da coluna, a hérnia de disco é uma doença muito comum da coluna. Apenas entre os brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5,4 milhões da população sofre com o problema.

“A cirurgia é realizada nos casos mais graves, não sendo necessária quando o paciente consegue cumprir com a mudança de hábitos que propomos”, explica Dr. Cezar de Oliveira, neurocirurgião, especialista em coluna do Hospital Sírio-Libanês. “Para os que sofrem com a doença, é necessário que as atividades físicas sejam incluídas na rotina, além de fisioterapia e cuidado da coluna. Tudo com supervisão profissional, claro”, completa.

O médico ainda explica que, caso realmente a intervenção cirúrgica seja necessária, contamos hoje com técnicas que demandam menos do paciente. “Hoje, graças à tecnologia, temos a chamada cirurgia minimamente invasiva, que é bem mais simples, demanda menos tempo, poucos cortes no paciente e uma recuperação bem rápida”, conta o especialista. Neste tipo de procedimento, o indivíduo submetido à intervenção corre menos risco de contrair infecções ou hemorragias.

Um dos procedimentos minimamente invasivos é a Cirurgia por Vídeo ou Endoscopia da Coluna. “Essa técnica é bem moderna e realizada por meio de uma pequena incisão no paciente, por onde passamos o endoscópio com uma câmera na ponta. Toda a cirurgia pode ser feita por meio deste pequeno corte”, explica o neurocirurgião, e ainda completa dizendo que o procedimento endoscópico vem revolucionando o tratamento cirúrgico da coluna, pois é menos traumático e com resultados bem próximos aos das técnicas convencionais.

Os problemas da coluna podem ser tratados das mais diversas formas, conforme explica o Dr. Cezar, sendo necessário ter sempre acompanhamento do profissional para determinar a melhor alternativa para cada caso.

“Além do grau da hérnia, o tratamento também dependerá do paciente e de suas condições de saúde. Por isso ressalto que o acompanhamento médico é essencial, até porque, muitas vezes, a hérnia não tem sintomas. De acordo com a Sociedade Europeia da Coluna (EUROSPINE), aproximadamente 50% da população mundial apresenta hérnia de disco assintomática”, finaliza.

Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira – Neurocirurgião – Especialista em Coluna, é o chefe das equipes da Neurocirurgia nos hospitais: Sírio-Libanês, AACD, Hcor, Rede São Luiz, Edmundo Vasconcelos e Santa Catarina. Possui especialização pela Harvard Medical School, com Prof. Chief Peter M. Black; fez residência médica com especialização em cirurgia da coluna, no Departamento de Neurocirurgia do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque, com o Prof. Dr. Paul Cooper; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e cursou o Internato Eletivo em Neurocirurgia, no Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version