SEGS Portal Nacional

Saúde

Médicos brasileiros tiram dúvidas sobre potencial terapêutico dos canabinóides em masterclass com especialistas

  • Segunda, 02 Agosto 2021 11:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Molina
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Evento digital gratuito reforçou a cannabis medicinal como uma "caixa de ferramentas terapêuticas" com diversas aplicações clínicas e contou com a participação do Dr. Peter Grinspoon, da Harvard Medical School

A FarmaUSA, empresa especializada na importação de medicamentos, realizou em 28 de agosto uma Masterclass gratuita para médicos sobre o uso terapêutico, aplicabilidade e diversidade dos Canabinoides. O evento, em formato digital, contou com a participação de especialistas brasileiros e do palestrante internacional Dr. Peter Grinspoon, instrutor de medicina na Harvard Medical School, tendo como objetivo mostrar aos profissionais brasileiros as diversas possibilidades de uso clínico.

O Dr. Grinspoon, que é médico de atenção primária e especialista em cannabis medicinal no Massachusetts General Hospital, além de coach certificado de saúde e bem-estar e membro do conselho do grupo de defesa Doctor for Cannabis Regulation, trouxe um overview sobre o avanço de estudos e pesquisas relacionadas ao uso de canabinoides como medicamento, seus efeitos, riscos, preocupações e cuidados, ao mesmo tempo em que destacou o conhecimento do profissional médico para prescrição como um gargalo.

“Cerca de 94% dos americanos são a favor do acesso legalizado à cannabis medicinal e os médicos estão correndo para se educar. Vejo que os pacientes estão demandando e os profissionais não sabem muito sobre o assunto. Com certeza isso será uma parte muito importante da medicina nos próximos dez ou vinte anos”, disse o palestrante internacional.

Sobre a popularidade da cannabis medicinal para o tratamento de dor crônica, problema que, segundo ele, atinge de 20 a 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos, completou: “existem algumas razões estudadas, mas uma delas é que a cannabis é menos toxica do que outras alternativas. Não deixa de ter efeitos, mas, na verdade, nada que se prescreva estará isento de riscos”.

Depois deste panorama geral, o Dr. Wellington Briques, especializado em medicina Farmacêutica pela UNIFESP e medicina Chinesa – Acupuntura pelo Instituto de Ortopédicos e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, explicou sobre as principais indicações da cannabis medicinal na prática clínica, algo muito importante para mostrar aos médicos a diversidade de aplicações.

No caso do THC, o Dr. Wellington destacou o uso para dor, espasticidade, náuseas e PTSD, ou, em português, Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Para o CBD, casos de epilepsia, ansiedade, depressão e inflamação. Ele comentou, ainda, das possibilidades de combinação CBD+THC com efeitos de analgesia, para inflamação ou antidepressivo.

Já a Dra. Ailane Araújo, pós-graduada em pediatria e em nutrologia, professora do Curso Prático de Cannabis Medicinal para médicos e diretora do Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinoide (CBRMC), explicou, justamente, sobre outra grande dúvida dos médicos em geral: como chegar no canabinoide mais adequado?

De forma objetiva e didática, ela abordou sobre as estratégias terapêuticas, indicando alguns passos: 1) Indicação clínica, o estudo do caso e das necessidades de cada paciente; 2) Escolha dos canabinoides: CBD, THC, óleo, pasta, cápsula; 3) Dosagem e intervalo; 4) interações medicamentosas: quais remédios já utilizados pelo paciente podem ser combinados, se é possível reduzir ou até mesmo realizar o desmame de algum medicamento tradicional; 5) Efeitos adversos: são proporcionais às doses (começar devagar); 6) Monitoramento frequente: ajuste de dose e observação da resposta terapêutica.

Novos medicamentos

O evento também foi a base de lançamento de dois medicamentos inovadores. Um deles é o MEDROSAN Forte, que tem alta concentração de THC e pode ser usado como um adjuvante no tratamento dos sintomas relacionados a quimioterapia, contribuindo para o alívio da dor, náuseas e perda de apetite, assim como nos sintomas em fibromialgia, distúrbios do sono e cuidados paliativos.

O outro é o MEDROSAN Extra, que traz na composição o canabigerol, um novo tipo de canabidiol, e que é isento de THC. Entre as aplicações possíveis estão: ainti-inflamatório, relaxante muscular poderoso, além de ser ideal para as pessoas que não podem usar THC. Os produtos chegam ao Brasil em uma parceria entre a FarmaUsa, a Quantum Farma e o laboratório suíço Medropharm.

Helder Oliveira, diretor técnico da FarmaUSA e pesquisador da área farmacêutica, disse sobre o evento e esta importante adição ao mercado farma do Brasil:

“Acreditamos na educação continuada para médicos como uma das principais ferramentas para a quebra de paradigmas em relação ao assunto cannabis medicinal. Esta Masterclass mostrou, com a ajuda de profissionais de referência, a grande caixa de ferramentas terapêuticas que são os canabinoides e as diversas possibilidades de aplicação, sempre priorizando as características específicas de cada caso clínico e o bem-estar dos pacientes”.

Sobre FarmaUSA

A FarmaUSA é uma empresa farmacêutica fundada em 2005 nos EUA e atua no Brasil desde 2013, tornando-se a primeira em Cannabis Medicinal, tendo como propósito proporcionar de forma humanizada o acesso à tratamentos exclusivos para milhares de pacientes, com medicamentos inovadores e conceituados, como Purodiol, Isodiolex e Nabix. A FarmaUSA promove, com abordagem ética, informações relevantes a milhares de médicos em todo o Brasil e possui forte compromisso com todas as famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version