SEGS Portal Nacional

Saúde

Cultura de Saúde e Segurança no Trabalho do Einstein reúne práticas e processos de melhoria contínuos

  • Quinta, 29 Julho 2021 08:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Einstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cuidar e proteger os funcionários de acidentes ou doenças ocupacionais é um compromisso da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Em 2015, foi criado o SESSCO (Sistema Einstein de Segurança e Saúde do Colaborador), que é parte do ODS 3 (Saúde e Bem-estar), um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU priorizado pelo Einstein e que integra o Plano Diretor de Sustentabilidade - ESG da organização. Desde então, foram realizadas mais de 80 mil horas de treinamento de conscientização e identificação de riscos em diferentes áreas que, somadas a outras práticas, permitiram ao Einstein reduzir índices de acidentes com afastamento de funcionários, acidentes com risco biológico e acidentes de trajeto.

“Celebramos o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho neste dia 27 comemorando os resultados alcançados, mas também avaliando e revisando aprendizados para garantir sempre as melhores práticas e processos dentro e fora da organização, além de fomentar constantemente a cultura de cuidado consigo e com o outro”, afirma Patrícia Chaves, Gerente de Segurança do Colaborador, Meio

Ambiente e Sustentabilidade do Einstein.

A cultura do cuidado permeia os três pilares de atuação do SESSCO, voltados para gestão e processos, condições físicas, e cultura e comportamento. A partir destas bases, ações e projetos são criados ou adaptados para promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho, fora dele e em deslocamentos.

Além de ações regulares como intervenções, inspeções, disponibilização de equipamentos e ferramentas adequadas para cada atividade e com as devidas proteções, há atividades, recursos e capacitações. Entre eles, as oficinas de percepção de risco; treinamento especializado para motociclistas; implantação e manutenção das 5 Regras de Ouro da Segurança; gestão de segurança do colaborador com prestadores de serviços; atividades com o envolvimento da família e alta direção como parte das investigações dos acidentes; e comitês estratégicos mensais de segurança e saúde para avaliações e direcionamentos.

Além disso, a criação e implantação de ferramentas que estimulam o comportamento seguro, em que o colaborador é treinando para realizar abordagens que estimulam a percepção e controle dos riscos, bem como o reconhecimento de comportamentos seguros. Outras atividades, como jogos interativos voltados à sensibilização de todos, inclusive médicos e diretoria, e exposições de fotos e conteúdos completam as iniciativas para que o conhecimento circule e seja aplicado na rotina de trabalho.

O SESSCO também traz o reconhecimento para as melhores práticas e resultados das equipes de destaque. Com isso, áreas são reconhecidas mensalmente com um troféu especial indicando o período sem acidentes com lesão e, anualmente, é realizado o Oscar da Segurança, cerimônia que envolve toda a organização para celebrar o avanço para um ambiente livre de todos os acidentes e doenças ocupacionais.

Assim, entre 2015 e 2020 houve uma redução de 75% da taxa total de acidentes de trabalho. Já a segurança no trajeto, que também é uma premissa do Einstein, as ações realizadas levaram a uma queda de 73% do total de acidentes no trabalho.

“Nosso objetivo é que a cultura da segurança crie raízes não só no ambiente de trabalho, mas que os colaboradores a levem para dentro de casa. Queremos que a capacitação e o conhecimento sobre isso seja amplo, por isso, nosso próximo evento sobre saúde e segurança também será aberto à família”, ressalta Patrícia Chaves. O evento será realizado no dia 27 e terá a participação de palestrantes externos para trazer uma abordagem sobre autocuidado e atenção com os demais, além de diretores da organização para disseminar conhecimentos e práticas ligados ao tema.

Reconhecimentos

Todas as iniciativas levaram o Einstein a ser um dos finalistas em 4 categorias do Prêmio Proteção Brasil 2021. No dia 22 de outubro serão anunciados os prêmios para Ações Preventivas e Corretivas de SST (Case: Gestão de Riscos Ocupacionais Um por Todos e Todos pela Vida), Gestão de Terceirizados em SST (Case: Segurança para Prestadores de Serviço na SBIBAE Onde o Sucesso é Fruto do Trabalho), Sistemas de Gestão (Case: FoCo – A Chave do Avanço da Cultura de Segurança na SBIBAE), e Trabalho em Altura (Case: Segurança nas Alturas).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version