SEGS Portal Nacional

Saúde

“Julho Verde” alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

  • Terça, 27 Julho 2021 10:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres

A campanha Julho Verde, que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são cerca de 41 mil novos casos de Câncer de Cabeça e Pescoço por ano, sendo o câncer de boca, laringe e demais regiões da cabeça e pescoço o terceiro mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata e câncer de pele não-melanoma. Nas mulheres, o tipo mais comum é o câncer da tireoide – o quinto mais comum entre elas. Para conscientizar sobre a doença, o dia 27 de julho foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, durante o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, realizado em Nova Iorque (EUA), em 2014.

De acordo com a cirurgiã de pescoço e cabeça da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, Dra. Camila Issa de Azevedo, o câncer de cabeça e pescoço são lesões malignas que acometem a cavidade, garganta, os seios da face, as glândulas salivares e a tireoide. “No Brasil, o câncer de boca ocorre sete vezes mais em homens do que em mulheres, sendo que o tabagismo e o álcool aumentam o risco de desenvolver a doença em 10 vezes. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) também tem contribuído com o aumento na incidência da doença em jovens devido a falta de uso de preservativos na prática do sexo oral. Esta é uma tendência mundial que já identificamos no Brasil”, aponta.

Ainda, segundo a especialista, os sintomas são lesões na boca que não cicatrizam, rouquidão, dificuldade de engolir, lesão na região da amígdala, íngua no pescoço que não desaparece com 15 dias e continua aumentando, nódulo volumoso de tireoide, entre outros. “Os pacientes ainda têm poucas informações sobre esse tipo de câncer. Por isso, é importante que a pessoa esteja sempre atenta a lesões na boca, como uma afta ou outras feridas na boca. Além disso, os dentistas são importantes parceiros quanto à análise desses sintomas e orientação aos pacientes para nos procurarem para uma avaliação”, explica a Dra. Camila.

O principal tratamento do câncer de cabeça e pescoço é a cirurgia, que pode retirar totalmente a glândula acometida ou parte dela dependendo do tamanho, localização, um ou vários focos, presença de nódulos cervicais, histórico pessoal e familiar. Podem ainda ser retirados os linfonodos centrais, em casos de metástases confirmadas ou altamente suspeitos, ou os linfonodos laterais do pescoço, em casos de metástases confirmadas. Em alguns casos, conforme critérios do laudo anátomo-patológico, se complementa o tratamento com Radioiodoterapia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version