SEGS Portal Nacional

Saúde

Tubérculos são opções de carboidratos complexos, que geram energia e fazem bem à saúde

  • Sexta, 23 Julho 2021 09:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulie Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nutricionista reforça que carboidratos não são vilões, mas é preciso se atentar ao que é ingerido para controlar o índice glicêmico.

Os carboidratos são fontes de energia para o corpo, porém, muitas pessoas os veem como vilões por não compreenderem a quantidade que deve ser ingerida diariamente ou a diferença entre carboidratos simples e complexos. Quem afirma isso é Fernanda Gularte (CRN- 5232), nutricionista credenciada da Paraná Clínicas – empresa do grupo SulAmérica –, que explica a importância do consumo de hidratos de carbono e também reforça que tubérculos, por exemplo, são opções saudáveis e geralmente de baixo índice glicêmico.

“É necessário que carboidratos estejam presentes no dia a dia e em várias refeições, pois a falta desses componentes pode causar dor de cabeça, cansaço, fadiga e mau humor, por exemplo. A questão principal é a qualidade do carboidrato ingerido. Os carboidratos simples e refinados costumam ter índice glicêmico altíssimo, colaborando para uma rápida absorção, gerando picos de glicose e de insulina no organismo. Isso faz com que a pessoa tenha comportamento ‘beliscador’, queira comer ou sinta fome o tempo todo, fazendo com que o consumo de carboidratos seja exagerado ultrapassando a quantidade calórica ideal ingerida no dia, o que pode levar ao ganho de peso”, explica a nutricionista.

“Os carboidratos complexos, por sua vez, normalmente possuem baixo índice glicêmico e são ricos em fibras e nutrientes, tornando a digestão mais lenta, bem como a absorção da glicose. Isso significa que provavelmente o corpo não acumule excesso de gordura. Os tubérculos são carboidratos considerados complexos e fazem muito bem à saúde por também conterem minerais como magnésio, cálcio e potássio, podendo serem consumidos de diferentes formas”, comenta Fernanda.

A profissional também ressalta que alimentos não processados ou sem conservantes são ainda melhores para uma dieta saudável.

Tubérculos com baixos índices glicêmicos

Segundo a nutricionista, o índice glicêmico varia de acordo com a presença de fibras nos alimentos, a estrutura física e química dos carboidratos dos alimentos e a presença de proteínas e gorduras no alimento ou na refeição. Quanto maior o índice glicêmico, mais facilmente o alimento é digerido e absorvido no intestino, aumentando a glicemia. Assim, os itens alimentícios foram divididos em três categorias: baixo IG 55 ou menos; médio IG 56-69; alto IG 70 ou mais.

A batata doce, por exemplo, é rica em potássio, vitamina A e vitamina C, e também complexo B. O IG do tubérculo é muito baixo, e o carboidrato complexo presente no alimento, somado à quantidade de fibras, torna a batata doce saudável e altamente recomendada para quem faz atividade física. Em 100g do produto cozido, são 76kcal encontradas, 18,42g de carboidrato, 2,7g de fibras e 50 de IG.

A mandioca cozida, por sua vez, contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Também conhecida como aipim ou macaxeira, o alimento faz bem para o coração, é uma ótima fonte de energia, melhora a digestão e o humor, além de ser muito versátil, podendo seu usada em diversas refeições e com diferentes acompanhamentos. Em 100g do produto cozido, são 125kcal, 30,96g de carboidrato, 1,56g de fibras e 73 de IG.

A Vapza Alimentos possui em seu portifólio batata doce, mandioca e mandioquinhas já prontos, embalados a vácuo e cozidos a vapor. Com muito mais praticidade para refeições com carboidratos complexos. Além disso, há mais de 25 anos no mercado, a empresa possui tecnologia pioneira no Brasil que permite que os itens não possuam conservantes e nem outras substâncias químicas que possam comprometer a qualidade do alimento.

“A Vapza se compromete com um padrão de excelência voltado à alimentação saudável desde o contato com fornecedores ao processo de produção, chegando à distribuição para o varejo tradicional e para o food service. Isso nos coloca no mercado como uma empresa que se preocupa com uma alimentação melhor para todos, ainda mais por termos certificações que atestam a produção orgânica dos alimentos, com embalagens BPA Free e o Padrão Global da BRCGS (Brand Reputation through Compliance) para Segurança de Alimentos” comenta Enrico Milani, CEO da empresa.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

Sobre a Vapza

A Vapza Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo; proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 com origem nos Campos Gerais do Paraná, possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio: grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com distribuição nacional e com exportação para mais de 11 países, a empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Halal, Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version