SEGS Portal Nacional

Saúde

Artrite Lúpica: entenda como a doença funciona

  • Quinta, 22 Julho 2021 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

freepik

Especialista da Cobra Reumatologia explica tudo que um paciente precisa saber sobre a condição e como lidar com as dores

Para entender o contexto da chamada artrite lúpica, precisamos primeiro falar sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que se caracteriza em uma doença crônica inflamatória de origem autoimune. O Lúpus pode atingir diversos órgãos e se manifesta em fases de atividade e remissão ao longo do tempo, a depender do controle da doença. Os motivos podem ser genéticos, hormonais e ambientais.

As doenças autoimunes podem aparecer associadas. A artrite lúpica, diferente da artrite reumatoide, não costuma cursar com deformidades articulares graves. Porém em certos casos alguns pacientes podem ter associação da doença Artrite Reumatoide com o Lúpus Eritematoso Sistêmico e apresentar um quadro mais grave articular.

Assim como a maior parte das enfermidades reumatológicas, na artrite lúpica, os sintomas são dores nas articulações, que se manifestam geralmente pela manhã, pois o paciente acorda com bastante rigidez muscular, mas que tendem a melhorar ao longo do dia, sem deixar deformações.

Segundo a doutora Bruna Giusto, especialista na Cobra Reumatologia:

A artrite lúpica costuma ser benigna e demonstra uma resposta ágil ao tratamento simples. Diferente da Artrite Reumatoide que evolui mais rápido, de forma agressiva e pode causar deformidades, lesões e danos funcionais se não tratados rapidamente.

As partes mais afetadas são as periféricas, mãos, punhos, joelhos dificilmente afetando a coluna vertebral. O mais preocupante é quando causa danos aos ligamentos dos dedos, e a partir disso, ocasiona a frouxidão e desvio da articulação, o que pode até fazer com que os dedos entortem, mas é algo raro.

A Artrite inflamatória ainda pode apresentar correlação com outras doenças autoimunes como a doença celíaca (intolerância ao glúten) e a doença Inflamatória Intestinal, condições que devem ser excluídas como diagnóstico diferencial nas artrites autoimunes.

O diagnóstico é feito, principalmente, a partir da história clínica do paciente, que levanta a primeira suspeita, associados a exames laboratoriais, na investigação do Lúpus como uma doença sistêmica.

O tratamento quando o foco é a Artrite, envolve imunossupressores, e no caso do Lúpus, a hidroxicloroquina, com ótima resposta. Em casos mais graves refratários existem tratamentos imunobiológicos, a exemplo o belimumabe, que vem apresentando ótima resposta nos casos mais difíceis.

Os pacientes com doenças que causam dores crônicas precisam ter cuidado com a automedicação. As artrites inflamatórias respondem muito bem inicialmente ao corticoide e anti-inflamatórios, que são medicamentos de uso pontual e quando acompanhados por médicos não apresentam riscos. Porém, o uso indiscriminado e excessivo traz efeitos colaterais graves, como gastrite com formação de úlcera, lesão nos rins, sangramento intestinal, entre outros.

O primeiro passo ao se deparar com uma artrite crônica (duração maior que 6 semanas) é procurar um reumatologista, para entender o panorama da dor articular, sua evolução, progressão e acompanhar com o tratamento adequado. Desta forma, com o tratamento instituído, o paciente, com certeza, poderá levar uma vida normal, com qualidade e sem dor.

Dra. Bruna Giusto é especialista na Clínica Cobra de Reumatologia São Paulo, faz residência médica pela Universidade São Paulo (USP) e atua no Hospital Nove de Julho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version