Lente de contato dental: conheça os riscos do tratamento da moda
Ter um sorriso perfeito é o sonho de muita gente, que não mede esforços nem economiza para ter dentes brancos e alinhados. Porém, é preciso ter muito cuidado porque alguns tratamentos, além de caros, são irreversíveis e trazem riscos à saúde bucal.
A lente de contato dental é um exemplo disso. O tratamento consiste em "cobrir" os dentes naturais com facetas ou lâminas ultrafinas, com 1 mm de espessura ou menos, confeccionadas em cerâmica ou resina composta. Esse material, que é colado aos dentes naturais com cimento odontológico, muda o sorriso do paciente, que passa a exibir dentes (facetas) mais brancos e alinhados. Há também um tratamento similar, a faceta de porcelana, que se diferencia da lente de contato apenas pela espessura da lâmina, que é mais grossa.
"Dentes de tubarão"
Antes de optar pelo tratamento, no entanto, é preciso entender que ele é irreversível. Em muitos casos, é preciso desgastar os dentes do paciente, mudando para sempre o formato original. Foi o que aconteceu com o cantor Kevinho, que virou meme ao mostrar os dentes naturais em um formato pontiagudo, lembrando os dentes de um tubarão. Agora, ele provavelmente usará lentes de contato pelo resto da vida.
Quem também aderiu ao tratamento, mas não teve uma boa experiência, foi a cantora sertaneja Simaria, da dupla com a Simone. Ela contou que perdeu alguns dentes por conta de lentes de contato mal feitas.
Artistas influenciam fãs
Apesar dos casos nem tão felizes citados, muitos artistas exibem sorrisos perfeitos, conquistados por meio de lentes de contato, como Gusttavo Lima, Deborah Secco, Neymar, Carlinhos Maia e Grazi Massafera.
Foi inspirada em famosos que a YouTuber Monyse Garcia decidiu aderir ao tratamento dental da moda. "Eu queria ter dentes alinhados, um sorriso branco, e juntei dinheiro por dois anos pra fazer esse tratamento", conta ela em um vídeo do seu canal, detalhando que gastou R$ 14 mil para colocar 10 facetas, em 2018.
"Meus dentes de cima eram amarelados e desnivelados, e isso foi consertado. Porém, em três anos, já caíram dois "dentes" (facetas), e isso é comum em quem tem faceta. É horrível porque o dente fica "um cotoco"...dá uma aflição e é caro pra arrumar", relata a influenciadora, que também já teve cárie em um dos dentes com faceta.
"Além disso, colocar as facetas é um processo super invasivo. Eu tomei muitas anestesias na gengiva, dói, é caro e irreversível. Então, tem que pensar bem antes de fazer. Eu não me arrependi, mas às vezes fico pensando: por que eu estraguei meu dente natural?", reflete.
Quando o tratamento é indicado?
O especialista em ortodontia e Ortopedia Facial, Mestre em DTM (Disfunção Temporomandibular) e DOF (Dor Orofacial) e sócio-fundador da Snap Aligner, Artur Pupo, afirma que o tratamento com lente de contato ou faceta de porcelana tem indicação específica. "É válido em casos em que o paciente tem um problema que não pode ser resolvido de outra forma. Por exemplo, se ele tem um dente muito diferente do outro porque houve fratura, como em casos de bruxismo; quando a coloração entre os dentes é muito diferente e não tem como resolver com clareamento; quando a pessoa tem o que chamamos de dentes infantis ou conóides, muito pequenos; ou quando o paciente tem dentes com tamanhos diferentes entre os lados direito e esquerdo da arcada", enumera o especialista.
Segundo ele, porém, a maioria dos casos pode ser resolvida com tratamentos menos invasivos. "A lente de contato ou a faceta de porcelana não podem ser usadas para 'cortar caminho'. Na maioria das vezes, o tratamento ideal para um sorriso perfeito é mais simples, baseado no uso de aparelho ortodôntico associado a um clareamento dental. Hoje em dia, existem alinhadores invisíveis, que não atrapalham em nada a vida social de quem usa, não danificam os dentes e ainda saem mais barato do que pagar por lentes de contato pelo resto da vida", finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>