Velhice não é sinônimo de doença
A nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID 11) está prevista para entrar em vigor em 01/01/2022
A CID é publicada pela Organização Mundial da Saúde desde a década de 1940 e atualmente está em sua décima edição, mas a CID 11 já foi elaborada e está em fase de ajustes. É nela que entrará o código MG2A, que se refere à velhice.
O documento produzido pela OMS com o apoio de mais de 200 cientistas passará a classificar a velhice como um diagnóstico, sob código MG2A, no capítulo 21, que compreende os sinais, sintomas ou achados clínicos.
"A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) entende a velhice como mais uma fase da vida e é absolutamente contra a nova classificação e está criando uma Comissão para discutir o assunto e produzir um dossiê com os conceitos da velhice e a importância de não acontecer esse retrocesso, principalmente pelo incentivo ao etarismo, comenta Dr Carlos André Uehara, presidente da SBGG.
"A SBGG compreende que é fundamental alertar a população para o fato de que interpretar a velhice como um diagnóstico clínico é uma visão estigmatizada e deve ser combatida. Não há sentido em qualificar o envelhecimento como algo ruim, com viés negativo. Cabe, no entanto, estimular cuidados e hábitos que resultem na melhor qualidade de vida possível na velhice, por meio da promoção da autonomia e do estímulo à independência do idoso", finaliza Uehara.
Sobre a SBGG
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>