SEGS Portal Nacional

Saúde

Gestantes, Lactantes e Puéperas: Agora a Recomendação é se Vacinar Contra a Covid19, Mas Há Condições

  • Quinta, 29 Abril 2021 10:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Telma Cascello
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dra. Elis Nogueira traz informações atualizadas sobre a vacinação destas mulheres

Recentemente foi publicada uma nova portaria do Ministério da Saúde com a recomendação de que mulheres grávidas, lactantes e puérperas que tenham doença prévia que se enquadre na lista de “comorbidades”, recebam a vacina contra a Covid-19 neste momento. Como este é um assunto muito discutido e que levanta uma série de dúvidas, a Dra. Elis Nogueira, ginecologista e obstetra, selecionou os principais pontos sobre a vacinação de gestantes, lactantes e puérperas com base nesta portaria e na cartilha publicada pela SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).

A nova recomendação é válida para todas as mulheres grávidas, lactantes e puérperas (que deram à luz nos últimos 60 dias) que possuam comorbidades. Entre as doenças listadas estão: diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade, doença cardiovascular, asma brônquica, imunossuprimidas, transplantadas, doenças renais crônicas e doenças autoimunes. Para estes casos é necessário que a mulher leve ao posto de vacinação um atestado médico quanto à comorbidade, com a recomendação médica de que ela deve tomar a vacina.

Outra situação prevista é a vacinação das gestantes ou puérperas que não possuem comorbidades, mas que façam parte dos grupos prioritários previstos no calendário de vacinação dos estados e municípios, como por exemplo, profissionais da saúde, professoras, membro das Forças Armadas, etc. Nestes casos é necessário que a mulher consulte o calendário de vacinação dos grupos prioritários de sua cidade. Se ela se enquadrar em um dos grupos prioritários, ela deve apresentar no posto de vacinação uma recomendação da sua médica ou médico de que ela deve tomar a vacina.

Convém ressaltar que seja qual for a decisão da mulher quanto ao melhor momento de se vacinar, ela deve se basear nos esclarecimentos e considerações de sua médica ou médico sobre os riscos e benefícios para o seu caso específico, lembrando que as grávidas vacinadas devem sempre observar que, após cada dose da vacina, há um período necessário para o corpo criar a defesa contra o vírus, e que mesmo após este período devem manter as medidas de proteção contra a Covid, como o uso de máscaras, a higiene das mãos, e o distanciamento social.

Por fim, apesar de não haver testes conclusivos sobre o uso das vacinas neste grupo de mulheres, neste momento, como regra geral, está recomendada a vacinação de grávidas, lactantes e puérperas com as vacinas atualmente em uso no Brasil (Coronavac e de Oxford), e há a firme recomendação de que a amamentação seja mantida após a vacinação.

Como já mencionado, é recomendado a cada mulher que converse com sua médica ou médico para entender os benefícios e eventuais riscos no seu caso específico, para que ela possa tomar uma decisão de forma esclarecida e consciente, e esteja bem orientada.

Currículo – Dra Elis Nogueira

CRM: 98344

É membro da SOGESP (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), APM (Associação Paulista de Medicina) e FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia).

Faz parte do corpo clínico dos hospitais Albert Einstein, São Luís Itaim, Sírio Libanês , Santa Catarina, São Luís Morumbi, Oswaldo Cruz, ProMatre, Santa Joana entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Abr 14, 2026 Saúde

O que a sua mordida revela sobre sua postura

Abr 14, 2026 Saúde

O que é vasculite cutânea e como ela pode atingir rins,…

Abr 14, 2026 Saúde

Aumento do uso de canetas emagrecedoras acende alerta…

Abr 13, 2026 Saúde

Casos de Parkinson devem dobrar até 2050: conheça os…

Abr 13, 2026 Saúde

Proteína em excesso pode prejudicar os rins: médica…

Abr 13, 2026 Saúde

Enfraquecimento e queda capilar durante o processo de…

Abr 10, 2026 Saúde

Diabetes tipo 2: 6 erros comuns que dificultam o…

Abr 10, 2026 Saúde

Estudo brasileiro mostra que exercícios físicos…

Abr 10, 2026 Saúde

[Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version