SEGS Portal Nacional

Saúde

Atividade física deve fazer parte da rotina das crianças durante isolamento

  • Segunda, 05 Abril 2021 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Lucca
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Educador físico chama atenção para o aumento do sedentarismo infantil durante a pandemia do Covid-19

Ficar em isolamento social mudou os hábitos não só de adultos, mas também alterou drasticamente a rotina das crianças. Sem ir para a creche ou escola, os pequenos acabam praticando menos esportes e atividades que fazem muito bem para a saúde.

O educador físico Tauan Gomes, comenta que o contexto da pandemia trouxe aumento do sedentarismo infantil e chama a atenção dos pais para a necessidade de reinventar brincadeiras para estimular os filhos a se movimentarem, mesmo dentro de casa.

Tauan aponta ainda que os benefícios da prática de atividade física vão muito além do controle da ansiedade e do tédio. “Os exercícios fortalecem o sistema imunológico, isso é importante para reduzir os riscos das crianças contraírem a Covid-19. Além disso, o sedentarismo aumenta o risco de obesidade infantil”, comenta.

Pai de uma menina de 6 anos, ele não é o único a se mostrar preocupado com a situação. Atenta ao problema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma cartilha de recomendações para alertar e orientar pais e professores sobre a importância de inserir atividades físicas na rotina das crianças.

O ideal, segundo o documento, é que as crianças e adolescentes acumulem 60 minutos por dia de atividade física, de moderada a vigorosa, como por exemplo: correr, pular, praticar esportes e outros exercícios que trabalhem equilíbrio e coordenação.

Para aquelas crianças que passam o dia em frente à tela do celular ou computador e não se interessam em se movimentar por conta própria, a saída é que os pais estimulem brincadeiras lúdicas como: bambolê, cabra cega, amarelinha, pular corda, caminhar sobre corda no chão e tantas outras que podem ser feitas em casa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 06, 2026 Saúde

Higiene nasal: o hábito simples que pode reduzir…

Mar 06, 2026 Saúde

Receita médica ilegível: os riscos da comunicação pouco…

Mar 06, 2026 Saúde

A "caneta da vez" deve ser a consciência

Mar 05, 2026 Saúde

Mundo ainda tem 122 milhões de meninas fora da escola

Mar 05, 2026 Saúde

Hospital referência em oncologia reduz custos e amplia…

Mar 05, 2026 Saúde

Manchas brancas na pele podem estar ligadas ao excesso…

Mar 05, 2026 Saúde

Implante de silicone não é vitalício por definição

Mar 04, 2026 Saúde

Retatrutida, o "Godzilla do emagrecimento", acende…

Mar 04, 2026 Saúde

Incontinência urinária tem tratamento e merece atenção

Mar 04, 2026 Saúde

Endometriose: saiba como hábitos alimentares podem…

Mar 03, 2026 Saúde

Emagrecimento acelerado por canetas emagrecedoras já…

Mar 03, 2026 Saúde

Além dos fogachos: por que a ciência agora defende a…

Mar 03, 2026 Saúde

Março reforça conscientização sobre o glaucoma, uma…

Mar 02, 2026 Saúde

Quando o trabalho adoece: dores e lesões por esforço…

Mar 02, 2026 Saúde

Brasil figura entre os três maiores mercados de…

Mar 02, 2026 Saúde

"É Só a Idade?” Ou o Estilo de Vida Está Antecipando os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version