SEGS Portal Nacional

Saúde

Alimentação e como ela pode ajudar na depressão e ansiedade

  • Quarta, 17 Março 2021 10:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O ideal é manter sempre uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, também frutas como banana, melancia, mamão e abacate, que são fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina

O consumo elevado de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas aumenta os riscos de depressão, pois com a baixa taxa de nutrientes necessários em nosso organismo para que o cérebro funcione corretamente, podem surgir processos inflamatórios no sistema nervoso causando a morte de neurônios, facilitando assim, o aparecimento de distúrbios mentais, entre eles a depressão.

Alguns alimentos possuem enormes quantidades de sódio, gorduras, conservantes e corantes, e, afetam diretamente nosso sistema neurológico, como os fast foods e refrigerantes. Também deve-se evitar adoçantes artificiais, pois estes promovem a queda de serotonina (que é o hormônio responsável por pelo bom humor), consumo excessivo de cafeína, óleos hidrogenados, comidas processadas e açúcar refinado.

O ideal é manter sempre uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, também frutas como banana, melancia, mamão e abacate, que são fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Entre outros alimentos que combatem a depressão estão: hortaliças verde-escuras, laranja, iogurte e leite desnatado, mel, batata-doce, lentilha, peixes e frutos-do-mar, soja e aveia, entre outros.

Estudos revelam que a suplementação de probióticos e vitaminas, como as do complexo B e D3 pode ajudar na melhora da depressão e ansiedade.

Nutrientes como o Ômega 3, presente em diversos alimentos, como peixes e nozes, têm função protetiva do cérebro. “Devemos também ressaltar a importância de investir em uma alimentação saudável e atividades físicas para melhorar o bem-estar pessoal e ter uma melhor qualidade de vida, além de priorizar o equilíbrio entre corpo e mente para prevenir doenças ou distúrbios mentais”, explica Dr. Elifas Rodrigues, médico do esporte e nutrólogo.

Também é viável buscar o acompanhamento de profissionais especializados, os quais poderão oferecer auxílio médico e caminhos para superar distúrbios como depressão, ansiedade e compulsão alimentar. “Em crises mundiais, como a pandemia do Covid-19, as pessoas tendem a ficar ainda mais preocupadas, ansiosas e compulsivas, portanto, mais do que nunca, é preciso cuidado e atenção”, finaliza Dr. Alisson Melo, médico do esporte e nutrólogo.

Sobre a Clínica Benessere e médicos nutrólogos - uma medicina que vai além do conceito mais tradicional da palavra. Para a equipe da Benessere, o paciente está no centro dos cuidados, tendo cada um de seus componentes observados: mente, corpo e espírito. Portanto, a clínica entende a saúde não só como a ausência de doenças, mas sim como o completo restabelecimento do bem-estar dos pacientes, proporcionado pela integração de todas as nossas terapias.

Dr. Elifas Rodrigues - CRM 143.152-SP

Atua na área de medicina funcional, tendo como foco a visão preventiva e integrativa da medicina, dando especial atenção ao estilo de vida, fatores ambientais e nutrição na predisposição a doenças crônicas e sua prevenção. Destaca o papel da nutrição na qualidade de vida e na prevenção de doenças degenerativas e valoriza o aporte de nutrientes e antioxidantes no equilíbrio e modulação do envelhecimento celular (nutrigenômica). Tem como modelo de trabalho o equilíbrio entre mente e corpo, equilíbrio bioquímico e metabólico, modulação hormonal, hipertrofia muscular, emagrecimento, envelhecimento saudável, manuseio do estresse e fadiga crônica e redução dos efeitos tóxicos ambientais.

Atua na área estética, somando estratégias terapêuticas que vão desde dieta e mudança de estilo de vida até tratamentos corporais e faciais com equipamentos de altíssima qualidade para melhora da composição corporal, rejuvenescimento facial e afins.

Dr. Alisson Melo - CRM 125.761-SP

Atua na área da medicina preventiva e integrativa, na qual as doenças crônico- degenerativas, obesidade, distúrbios afetivos, doenças neurológicas, doenças infecciosas, bem como as dores e feridas crônicas, podem ser prevenidas e tratadas dentro de um conceito mais abrangente. Nessa especialidade, o foco é a prevenção e modificação do curso natural das doenças e, principalmente, melhora da qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, também atua na melhora da composição corporal, performance física, hipertrofia muscular e emagrecimento, com estratégias terapêuticas que vão desde suplementação e orientação à mudança de estilo de vida até tratamentos com equipamentos de altíssima qualidade e complexidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version