SEGS Portal Nacional

Saúde

Declare guerra ao sedentarismo

  • Quarta, 10 Março 2021 09:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dr. Nabil Ghorayeb
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médico do esporte e cardiologista, faz um apelo para que as pessoas se exercitem e dá dicas para que as atividades físicas sejam feitas na medida e intensidade certas

A pandemia ainda não acabou, ainda há muita discussão entre o que é medicina e o que é política, e ainda estamos esperando a disponibilidade da vacina para que a vida volte a sua plenitude.

Durante esse período, o receio do contágio fez com que boa parte das pessoas, muitas delas com mais de 45 anos, abandonassem totalmente a prática de atividades físicas e esportivas. Dentre os que resolveram continuar a praticar exercícios, muitos ainda não se soltaram totalmente, praticando menos e irregularmente, pelo que nos contam. E quanto aos demais esportistas? Ganharam mau humor, excesso de peso, flacidez muscular e dores no corpo.

O esporte é necessário para a saúde de pessoas sadias, como também daqueles que possuem algumas doenças, como diabetes e hipertensão. Voltar a se exercitar, de preferência realizando exames prévios, como o teste ergométrico, já que muitos perderam o ritmo, é o ideal. É necessário ter em mente, que a orientação especializada de um profissional de educação física também é fundamental. Esse é o caminho recomendável, mesmo que o retorno seja virtual.

As recomendações atuais para pessoas iniciantes e obesos da faixa de idade com mais de 45 anos é praticar treinos com exercícios aeróbicos leves, ao redor dos 150 minutos semanais, podendo atingir intensidade moderada os que já se exercitavam regularmente antes da pandemia, completando 300 minutos de exercícios físicos semanais. Pessoas bem treinadas, em geral os mais jovens, podem atingir a marca de 150 minutos semanais de treino intenso.

Pessoas que possuam alguma doença crônica devem conversar com seu médico sempre que puderem, caso contrário os exercícios devem ficar no estágio leve, sem ultrapassar a frequência cardíaca de 195 menos sua idade, um número que serve para evitar os exageros na falta de informações mais detalhadas, que se consegue ao se fazer o teste de esforço (ergométrico). Sempre na presença de um médico in loco.

O mais importante é sair urgente do sedentarismo, considerado um forte fator de risco para doenças cardiovasculares crônicas e mesmo para muitas doenças degenerativas do nosso organismo em geral e até mesmo do nosso cérebro.

Dr. Nabil Ghorayeb - Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Abr 14, 2026 Saúde

O que a sua mordida revela sobre sua postura

Abr 14, 2026 Saúde

O que é vasculite cutânea e como ela pode atingir rins,…

Abr 14, 2026 Saúde

Aumento do uso de canetas emagrecedoras acende alerta…

Abr 13, 2026 Saúde

Casos de Parkinson devem dobrar até 2050: conheça os…

Abr 13, 2026 Saúde

Proteína em excesso pode prejudicar os rins: médica…

Abr 13, 2026 Saúde

Enfraquecimento e queda capilar durante o processo de…

Abr 10, 2026 Saúde

Diabetes tipo 2: 6 erros comuns que dificultam o…

Abr 10, 2026 Saúde

Estudo brasileiro mostra que exercícios físicos…

Abr 10, 2026 Saúde

[Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version