SEGS Portal Nacional

Saúde

Depoimento: por meio da atividade física, nutricionista fala sobre superação, perda de peso e melhora do controle glicêmico

  • Quinta, 04 Março 2021 10:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Hoje, 4 de março, é o Dia Mundial da Obesidade

“Sempre fui uma criança ‘gordinha bonitinha’. Tenho compulsão alimentar e acho que me enxergava errado, não via esse sobrepeso. Praticava corrida antes de ser mãe, cheguei a perder 20 quilos antes da gestação. Mas após o nascimento da minha filha ganhei de volta todo peso perdidos. Ao voltar a praticar atividade física regularmente, passei novamente a me dedicar a mim mesma e emagrecer de novo por razões de saúde. Perder peso é fundamental para meu controle glicêmico, especialmente, pelo tempo de diabetes, pela minha idade e pela vida que quero ter pela frente”. Esse é o depoimento de Melissa Monteiro Bastos, nutricionista de 38 anos diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1 aos 8 anos de idade e inscrita no Correndo pelo Diabetes (CPD), programa que promove a saúde e inclusão das pessoas com diabetes e seus familiares a partir da prática regular de exercício físico.

Hoje morando na Suécia, Melissa afirma que o CPD tem contribuído para resgatar uma paixão antiga: a corrida. “Recentemente corri 5 quilômetros, às sete horas da manhã, no gelo, numa temperatura de 8 graus negativos. Para mim, foi um grande momento de superação, possível graças à rotina de exercícios que sigo no CPD e todo apoio e acolhimento que recebo dos profissionais envolvidos. Isso vai permitir chegar no lugar que quero, melhorar minha imagem no espelho e manter minha saúde física, mental e emocional”.

O CPD é um programa pioneiro que visa promover a atividade física, a autonomia, amizade, o acolhimento e acompanhamento. A partir desses pilares, pretende-se oferecer o apoio necessário aos participantes do programa para a busca de uma vida ativa e saudável, rompendo com os paradigmas e estigmas que muitas vezes são associados a pessoas com diabetes.

Obesidade e diabetes – Apesar de comumente associada ao diabetes tipo 2, a obesidade é uma doença crônica, recidivante e multifatorial que também tem sido diagnosticada em pessoas com diabetes tipo 1. A atividade física é apenas um dos pilares para o controle dessas doenças.

Sobre o Correndo pelo Diabetes

O Correndo pelo Diabetes (CPD) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes. Desde 2018, recebe o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e atualmente faz parte das ações do Departamento de Diabetes, Esporte e Exercício da SBD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Abr 14, 2026 Saúde

O que a sua mordida revela sobre sua postura

Abr 14, 2026 Saúde

O que é vasculite cutânea e como ela pode atingir rins,…

Abr 14, 2026 Saúde

Aumento do uso de canetas emagrecedoras acende alerta…

Abr 13, 2026 Saúde

Casos de Parkinson devem dobrar até 2050: conheça os…

Abr 13, 2026 Saúde

Proteína em excesso pode prejudicar os rins: médica…

Abr 13, 2026 Saúde

Enfraquecimento e queda capilar durante o processo de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version