SEGS Portal Nacional

Saúde

Medicina 5.0: mudança do mindset, priorização da humanização e investimento na inovação

  • Terça, 23 Fevereiro 2021 10:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entenda por que ecossistemas de inovação de países como Estados Unidos, Europa, Israel e lições do Vale do Silício estão no radar dos novos médicos

Desde 2011, os estudantes à época, Lucas Cottini e Guilherme Weigert já pensavam a frente de seu tempo. Com a necessidade de um aprendizado moderno e prático, nasceu o Jaleko. Considerado como uma “Netflix” da medicina, a startup, que faz parte da empresa Artmed, é especializada em educação continuada para saúde, disponibiliza cursos multidisciplinares que preenchem as lacunas de assuntos pouco abordados no currículo tradicional da área médica. Temas que englobam inovações, finanças, empreendedorismo, carreira e gestão são lições importantes que estão no centro das buscas dos profissionais que querem estar alinhados ao que há de novo, ao mesmo tempo em que agregam valor ao setor e entregam qualidade ao paciente.

Por meio do módulo Saúde Inova, os alunos têm acesso a cursos com conteúdos provenientes de metodologias de gestão de qualidade à humanização do atendimento. Atualizados sobre os impactos da transformação digital na saúde, telemedicina, inteligência artificial e 5G, com foco em ecossistemas de inovação de países como Estados Unidos, Europa e Israel, os estudantes passam por uma total adaptação à realidade do novo mercado de trabalho.

Lucas Cottini, diretor de novos negócios da Artmed, parte da Health Edtech do Grupo A, que recentemente abarcou o Jaleko, ressalta que “além de agregar conhecimento, o Jaleko proporciona uma constante evolução ao setor da saúde. Estamos falando em mais de meio milhão de acessos por mês, além de Universidades, como a UERJ e a Estácio de Sá. Um crescimento de 80% em meio a pandemia, apenas em 2020”.

Ainda, segundo a Dra. Ana Vincenzi, médica empreendedora e responsável pelo curso Médico 5.0 do Jaleko, alguns conceitos da medicina do futuro como Lean Healthcare, flexibilidade, resolutividade e até mesmo lições do Vale do Silício podem mudar a jornada de um profissional.

Veja abaixo 3 lições, do Vale do Silício, que a Dra. Vincenzi ensina aos alunos do Jaleko:

O Vale do Silício tem 03 grandes características que o tornam o maior ecossistema de inovação do mundo e o acadêmico de medicina tem muito a aprender com ele. A começar pela Rebeldia das pessoas, que são nitidamente marcadas pela inconformação e pela vontade de mudar o mundo. Comece saindo da sua zona de conforto na graduação: adquirindo novos conhecimentos e buscando soluções para as coisas com as quais você se sente insatisfeito. Monte uma liga, aprimore seus conhecimentos sobre inovação, entenda o mercado da saúde, entenda o impacto da Inteligência Artificial na produção de artigos científicos, melhore seu currículo. O segundo grande pilar é o O Vale é berço de grandes Universidades que levam o conhecimento científico e ajudam a atrair e formar capital humano de qualidade. E essa é uma das maiores lições para o acadêmico de medicina: conhecimento é poder. Seja um médico bem formado, que domina com excelência a teoria e a prática, valorize o conhecimento. Busque materiais extracurriculares e tenha senso crítico. O médico é obrigado a ser tecnicamente bom na sua prática clínica. O terceiro pilar é o Capital Financeiro, o ecossistema da Baia de São Francisco é ser umas das regiões de maior poder financeiro do mundo porque concentra capital financeiro e consegue atrair investidores, tecnologia de ponta e grandes mentes. O Acadêmico de medicina precisa começar a compreender o mercado da Saúde, as principais tendências globais do cenário E-health. Telemedicina, IA, Realidade Virtual e Aumentada, bem como a Blockchain também precisam ser as novas palavras de ordem para o aluno pensar na sua atuação profissional dentro da especialidade.

Um grande outro grande insight do “startup style” que transformou o meu mindset foi o conceito de MVP é a sigla do inglês para “Minimum Viable Product”, ou seja, o produto minimamente viável. E o que isso significa: que uma ideia não precisa estar perfeita para começar a ser executada. Menos medo de errar, menos medo críticas e mais ação. Você tem vontade de fundar uma liga acadêmica de um assunto do seu interesse: vá atrás de colegas e professores interessados e com as condições que você tem no momento, comece. Aos poucos você vai lapidando. A cultura do perfeccionismo nos deixa estagnados. Um belo exemplo disso é que se Steve Jobs tivesse esperado o Iphone perfeito para lançar, não teria lançado até hoje. Dê o primeiro passo, com as ferramentas que você tem e depois melhore. Vence quem executa. Se você esperar as CNPT (quem estudou física no cursinho, vai se lembrar do conceito) e seu produto ou ideia estiverem perfeitos, é porque você demorou demais.

A terceira grande lição do maior ecossistema de inovação do mundo foi que networking vale mais do que dinheiro. Networking é a sua rede de contatos. E para gerar bons relacionamentos você precisa estar aberto a compartilhar suas ideias, conversar com pessoas de outros segmentos do mercado, ter habilidades de comunicação e uma outra gama de soft skills que vão te ajudar a subir para o próximo nível. Ninguém faz nada grandioso sozinho e a habilidade de gerar uma rede de conexões estratégicas é um diferencial. Extrapole o seu pequeno grupinho de amigos da faculdade e se conecte com pessoas com habilidades diferentes da sua. Com uma mente aberta a novas ideias e uma rede de contatos como suporte ao desenvolvimento de qualquer projeto, ideia ou atividade tem chances muito maiores de prosperar.

Sobre o Jaleko: Liderada por médicos empreendedores, a startup Jaleko já está presente em todos os estados brasileiros, e está cada vez mais crescente. No último balanço, outubro de 2020, comparado a 2019, no Norte o crescimento foi de 75%, no Centro Oeste o aumento foi de 180%, no Sudeste 50%, no Nordeste 85%, no Sul 150%. Além disso, a startup também chegou no exterior, com a evolução de 135% de alunos conectados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version