SEGS Portal Nacional

Saúde

Porque a masturbação feminina ainda é tabu nos dias de hoje?

  • Quarta, 17 Fevereiro 2021 08:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O prazer feminino foi mal visto durante muito tempo pela sociedade

A masturbação feminina é um tipo de prazer que normalmente não é muito bem visto. Esse direito, por muito tempo, ficou recluso na vida das mulheres por não ser agradável aos olhos da sociedade. Infelizmente, a mulher que buscava esse prazer não tinha muita liberdade de se abrir, por ser taxada de que “não era para casar”, dentre outros rótulos. Mas atualmente, a abertura a este assunto é mais visível, e a sociedade percebe que a sexualidade também é uma vertente da saúde.

Para a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia, a saúde feminina e a sexualidade estão super ligadas e quando se fala em masturbação e orgasmos, só existem benefícios. “Isso precisa estar na rotina da mulher, inserido no conhecimento do próprio corpo dela. Infelizmente, a masturbação está proibida desde cedo na vida da mulher, a menina é reprimida pelos pais ao tocar as genitálias, e isso dá um significado que fica guardado em sua memória, que essa prática não é boa. Isso mais tarde se soma a toda uma cultura que não privilegia o sexo para as mulheres”.

A especialista garante que a masturbação feminina é um ato íntimo que traz muitos benefícios para a saúde da mulher, além do prazer. “Ela pode aliviar o estresse, melhorar a líbido, prevenir incontinência e diminuir a intensidade dos sintomas da TPM e das cólicas menstruais. Masturbar-se é conhecer o próprio corpo, com o objetivo de atingir o orgasmo. Ele pode até mesmo contribuir para a mulher perceber como pode atingir mais facilmente o orgasmo durante o contato íntimo com outro parceiro ou parceira sexual”, afirma Sônia.

Masturbação pode ajudar a reduzir dor durante a relação sexual

Além disso, a sexóloga explica que a dor durante o contato íntimo pode ser diminuída com a masturbação antes da penetração, uma vez que durante este ato a mulher fica mais relaxada e a vagina mais lubrificada, facilitando a penetração. “Técnicas como o Pompoarismo, que fortalecem os músculos do assoalho pélvico e aumentam o prazer sexual também podem ser realizadas.”

De acordo com a psicóoga, explorar a sexualidade é necessário pela questão do conhecimento do corpo, e também para tertarmos mudar a forma como o sexo ainda é feito, garantindo mais prazer na relação. “Se você ainda precisa de estímulo à masturbação ou quebrar algum tabu preexistente, é ideal que um profissional que atue na área de sexólogia seja consultado. Cuidar da sua saúde sexual é também cuidar da sua vida”, afirmou Sônia Eustáquia.

Fonte: Sônia Eustáquia é graduada em Psicologia, Psicanalista, pós-graduada em Neuropsicologia, Sexualidade Humana e Docência do Ensino Superior, a psicóloga Sônia Eustáquia atende em Belo Horizonte promovendo saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Tem formação em Terapia Ericksoniana, especializada no Atendimento Breve individual e de casais, colunista em Revistas e Rádios, Professora e Palestrante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version