SEGS Portal Nacional

Saúde

Quatro usinas unificam comunicação com o ONS para ampliar eficiência e reduzem custos em até 40%

  • Terça, 12 Janeiro 2021 10:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Solução aplicada utiliza tecnologia inovadora com rede de conexões híbrida e redundante que provê 99,98% de disponibilidade.

A Votorantim Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico do Brasil, otimizou a rede de comunicações das usinas hidrelétricas de Sobragi (Belmiro Braga-MG), Itupararanga (Votorantim-SP), Pedra do Cavalo (Cachoeira –BA) e Ourinhos (Ourinhos-SP). Por meio de um projeto estratégico desenvolvido em parceria com a integradora de telecomunicações e serviços em nuvem Sencinet, a companhia passou a utilizar apenas um link para processar toda a troca de informações das unidades com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Anteriormente o mesmo processo era executado com a utilização de um link para cada planta.

O modelo de concessão definido pelo ONS para as usinas hidrelétricas considera a comunicação com os membros participantes e associados como um dos pontos mais sensíveis da operação. Por isso, a regulamentação exige que as usinas se conectem a Centros Regionais por meio de dois sites distintos denominados SAL – Sistema Local de Aquisição de Dados e SAR – Sistema Remoto de Aquisição de Dados. Eles devem prover 99,98% de disponibilidade e ainda estarem em caminhos (enlaces) não colapsados, ou seja, caminhos distintos. Esta preocupação se justifica pois é através da transmissão de dados que o órgão se baseia para controlar, por exemplo, a abertura e o fechamento de comportas e barragens das hidrelétricas inclusive em casos de urgência.

De acordo com o Diretor de Estratégia e Portfólio da Sencinet, Marcelo Leite, a estrutura da companhia ofereceu à Votorantim Energia a possibilidade de utilizar uma rede híbrida e redundante capaz de atender a todos estes requisitos. “A Sencinet realizou importantes investimentos em sua estrutura para tornar sua rede mais robusta e flexível de maneira que seja possível apresentar soluções de alta disponibilidade, seguras e redundantes em conformidade com as normas exigidas”, disse.

Além da redução de 40% nos custos devido à redução de links, o Gerente Geral Comercial da Votorantim Energia, Leonardo Vinicius Gomes, ressalta ainda o ganho trazido para a corporação no que diz respeito ao esforço de gestão e controle das conexões com a disponibilidade de relatórios de disponibilidade, tráfego e comportamento da rede. “Acreditamos que o projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido à uma diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim. Assim, elevamos a operação aos mais modernos conceitos de segurança e economia de recursos”, finaliza.

Sobre Sencinet

A Sencinet é uma empresa integradora de telecomunicações e serviços em nuvem que oferece conectividade em alta capacidade em toda a América Latina. A companhia possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá., quatro Data Centers de nível superior e cinco Teleportos que compõem uma rede de satélites totalmente integrada capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. Ela possui soluções em banda C, Ku e Ka e utiliza os modernos satélites de alta capacidade (HTS). A empresa é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países. Seu portfólio de clientes de cerca de 400 empresas é composto por marcas líderes em segmentos como petróleo e gás, energia, mineração, governo, bancos, telecomunicações e operadoras de varejo, entre outros. Para mais informações, visite sencinet.com

Sobre a Votorantim Energia

Nós produzimos energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2000, passamos a oferecer nosso olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo. Geramos energia limpa por meio de 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e 9 consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Construímos nossa história como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version