SEGS Portal Nacional

Saúde

Mitos e verdades sobre medicamentos manipulados

  • Sexta, 18 Dezembro 2020 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Ludendorff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais esclarece dúvidas comuns de paciente sobre medicações manipuladas

É muito comum pacientes que necessitam de tratamento farmacêutico terem diversas dúvidas sobre medicamentos manipulados. “Será que a medicação manipulada é igual ao da drogaria convencional?”; “é mais natural?”; “é mais barata?”; “tem o mesmo efeito?” são alguns questionamentos que a maioria da população realiza, quando precisa recorrer a uma farmácia de manipulação. Para solucionar estas dúvidas, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) aconselha os pacientes em geral tomarem alguns cuidados, já que todo remédio, salvo algumas exceções, pode ser manipulado.

Embora as medicações manipuladas tenham a mesma efetividade que qualquer outro remédio, possibilitando ao indivíduo os mesmos resultados dos produtos vendidos em drogarias convencionais, os medicamentos manipulados podem ser a saída certa para pacientes alérgicos a determinadas substâncias. As farmácias de manipulação têm condições de preparar formulações totalmente personalizadas isentas desses alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente.

“Os manipulados são recomendados a todas as pessoas, principalmente aquelas que são alérgicas e que possuem algum tipo de intolerâncias a aromatizantes, conservantes, corantes, glúten ou lactose. Sempre que necessário, a farmácia pode preparar formulações livres de substâncias que gerem intolerância em algumas pessoas”, indica o farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti.

Mesmo sendo comercializada em estabelecimentos específicos, a medicação manipulada só pode ser vendida com a apresentação da receita médica, prescrita somente por um profissional de saúde qualificado, como médico, farmacêutico, dentista, nutricionista e veterinário. Como a origem da matéria-prima do medicamento manipulado é a mesma de qualquer outro laboratório, a apresentação do documento torna-se ainda mais obrigatória.

Outro questionamento muito comum entre os pacientes é com relação a faixa de preço desses remédios. Há inúmeras situações que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como é no caso dos remédios genéricos. No entanto, em muitas outras, pode significar um boa economia devido à eliminação de sobras e do desperdício de substâncias, já que o paciente paga apenas pela quantidade exata para determinado período de tratamento.

“O paciente e o médico sempre devem avaliar a melhor relação custo-benefício de cada escolha, já que o fator decisivo para optar pelo produto manipulado é a necessidade de personalização da fórmula, que permite que cada pessoa adquira o produto na dose exata para a necessidade de seu organismo”, explica Fiaschetti.

Caso o paciente apresente qualquer outra dúvida, este deve procurar um profissional habilitado para esclarecer a forma mais adequada sobre o uso dos medicamentos e sobre os riscos de interação e efeitos colaterais. Dúvidas podem ser tiradas também nas farmácias de manipulação que, por ser um estabelecimento de saúde, conta obrigatoriamente com pelo menos um farmacêutico à disposição da população.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version