SEGS Portal Nacional

Saúde

Conheça formas de atenuar o calor do ambiente durante o verão

  • Sexta, 18 Dezembro 2020 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Slobodticov
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Professora Suzana Fetter Fagundes, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Cesuca, aponta alternativas para suavizar a temperatura dos cômodos de casa em dias quentes. Com a chegada da temporada mais quente do ano, amenizar o calor com mudanças pontuais pode trazer até mesmo economia financeira

A primavera está chegando ao fim e com isso a estação mais quente do ano se aproxima: o verão. A partir do dia 21 de dezembro de 2020 se inicia a temporada cujas temperaturas ficam mais altas. Algumas cidades do Brasil, por exemplo, chegam a marcar mais de 40ºC durante o dia. E com o isolamento social por conta da pandemia da COVID-19, muitas pessoas a visita de refresco à praia pode ser um mau negócio.

Pensando em como ajudar as pessoas a tornar suas casas mais arejadas e frescas, a Profa. Suzana Fetter Fagundes, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Cesuca — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional — preparou algumas dicas simples para amenizar o calor dos ambientes.

Os locais que geram maior acréscimo de temperatura ocorrem, na maior parte das vezes, em superfícies expostas diretamente ao sol, como telhados, paredes e janelas. A professora diz que para minimizar essa aquisição de calor por meio do teto existem algumas soluções como telhas com proteção térmica e mantas de isolamento que podem ser instaladas sob o telhado, além disso o uso de cores claras nas paredes, que atraem menos calor. Nas áreas internas, vale apostar no uso de vegetação como plantas , que contribuem para refrescar o ambiente.

Outra dica, segundo a Professora Suzana, é relacionada às janelas da casa. “A dica é fechá-las nos momentos mais quentes do dia e abri-las em horários em que o sol está mais baixo/fraco. A ventilação é um dos melhores recursos para reduzir a sensação de quentura e o arejo natural pode ser promovido por janelas ou portas de lados opostos da casa”, explica. Ainda que não mude a temperatura do local em si, de acordo com a especialista a ventilação traz uma sensação de suavização do calor.

Além dessas orientações, ela indica outro ponto importante no combate às altas temperaturas: reduzir as cargas internas geradoras de calor como equipamentos eletrônicos e lâmpadas. “Se possível, use lâmpadas de LED, já que as incandescentes geram muito calor. Com essas dicas, além de tornar o ambiente mais fresco, é possível ainda economizar um pouco no consumo de energia”, ressalta.

Para mais dicas ou entrevistas com a Profª Suzana Fetter Fagundes, entre em contato conosco. A especialista está disponível para essa e outras pautas sobre Arquitetura e Urbanismo.

Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version