SEGS Portal Nacional

Saúde

Tendência da ocidentalização das pálpebras é atingir resultado natural

  • Quarta, 16 Dezembro 2020 11:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leda Sangiorgio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O procedimento é o mais realizado no Japão e em outros países asiáticos

Você já ouviu falar da cirurgia de ocidentalização das pálpebras? Trata-se de uma cirurgia plástica feita nas pálpebras, sendo uma das mais procuradas por japoneses, coreanos e chineses.

Segundo um relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2018 a cirurgia plástica mais realizada no Japão foi a blefaroplastia. Foram 141 mil procedimentos. A cirurgia de aumento de mamas, por exemplo, não passou de 5 mil.

Mas, por que essa cirurgia é tão popular entre os asiáticos?

“A razão é a anatomia das pálpebras dessa população. Cerca da metade dos asiáticos nasce sem a prega palpebral visível acima da linha dos cílios. Naqueles que nascem a dobra, ela mede entre 4 a 8 mm. Nos ocidentais, a altura da prega palpebral é de 10 mm”, explica Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo.

“Antigamente, os asiáticos que procuravam a cirurgia queriam a altura da dobra igual a dos ocidentais, por isso o termo “ocidentalização das pálpebras”. Hoje, a tendência é manter a dobra natural naqueles que a possuem, realizando uma blefaroplastia para tirar o excesso de pele. Isso nos casos em que a prega existe”, explica a especialista.

“Nos que não a possuem, a cirurgia visa confeccionar a prega e retirar o excesso de pele para torná-la mais visível. Com isso, as características étnicas são mantidas e o resultado fica mais natural”, comenta Dra. Tatiana.

Um pouco de história

A ocidentalização das pálpebras não é algo novo. Pelo contrário, foi criada em 1896 por Kotaro Mikamo, um oftalmologista e cirurgião japonês. Na época, o objetivo era deixar os olhos dos asiáticos mais parecidos com os da população ocidental.

A técnica foi aprimorada e teve uma segunda onda de interesse no período após a Segunda Guerra Mundial. Outro movimento que aumentou a demanda da cirurgia foi a imigração dos asiáticos para o Ocidente.

Além da estética

A estética ainda é o motivo que mais leva os asiáticos a procurarem esse tipo de cirurgia. A explicação é que além da ausência ou da diferença da altura da prega na pálpebra superior, a gordura da região periorbital é mais proeminente nos asiáticos.

“Com isso, essas características étnicas podem dar uma aparência de cansaço, olhos inchados e caídos. Nas mulheres, pode interferir no uso de maquiagem na região dos olhos, por exemplo”, comenta Dra. Tatiana.

Procure um especialista

A cirurgia de confecção da prega palpebral, com ou sem blefaroplastia, deve ser realizada, idealmente, por um oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.

“Para um bom resultado, é preciso uma avaliação minuciosa das características palpebrais do paciente, bem como um planejamento cirúrgico visando alcançar um aspecto o mais natural possível”, diz a especialista.

“Trata-se de um procedimento minucioso e delicado. Para a confecção da altura do sulco (“dobrinha palpebral”) milímetros fazem toda a diferença”, finaliza Dra. Tatiana Nahas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version