SEGS Portal Nacional

Saúde

Avanço da pandemia é freado após quedas nas taxas de casos e mortes na 50ª Semana Epidemiológica

  • Terça, 15 Dezembro 2020 12:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Purgato
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Depois de duas semanas, pandemia apresenta estabilidade na região; ainda assim, ocupação de leitos de UTI permanece elevada

A evolução da pandemia na Região Metropolitana de Campinas (RMC) desacelerou na 50ª Semana Epidemiológica (de 6 a 12 de dezembro), segundo nota técnica do Observatório PUC-Campinas. Foram contabilizados, no período, 4,5 mil novos casos, redução de 4,31% em relação ao intervalo anterior. A taxa de óbitos foi superior em apenas 1,78%. (VEJA NOTA COMPLETA)

O comportamento da pandemia, que vem provocando temor pela possibilidade de 2ª onda, teve a mesma direção no Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-Campinas), cujas taxas de infecções e mortes sofreram variações negativas de 2,57% e 2,66%. O município de Campinas, epicentro da covid-19 na região, também apresentou variações decrescentes de 16,73% e 33%. No período, foram registrados 1.299 casos e 16 mortes na metrópole.

Apesar do respiro, a ocupação de leitos de UTI segue elevada nas cidades que compõem o DRS-Campinas: com as 763 internações na 50ª Semana Epidemiológica (2% a mais comparando-se à semana anterior), a taxa supera os 80%. Em Campinas, embora o volume de atendimentos tenha permanecido estável, cerca de 4.200 pacientes foram consultados com problemas respiratórios. Em outubro, esse número girava em torno de 2 mil.

Por essa razão, o infectologista André Giglio Bueno, professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, relativiza a leve desaceleração da pandemia no período analisado, reforçando que a disseminação do vírus cresceu consideravelmente desde o término do mês de outubro. A situação pode se agravar, segundo ele, com a proximidade das festividades de fim de ano.

“Não será possível reunir toda a família num mesmo ambiente. O mais recomendável seria que apenas as pessoas que já moram na mesma casa se reunissem e, ainda assim, adotando máximo cuidado nesse momento. É preferível realizar os encontros em locais bem ventilados, se possível em área aberta ao ar livre, respeitando sempre o distanciamento físico, a utilização de máscaras e os cuidados com a higienização de mãos e superfícies”, sugere.

No aspecto econômico, a possibilidade de 2ª onda e a consequente restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais preocupa, sobretudo em razão dos impactos ainda sentidos da primeira grande passagem da pandemia. “Além dessas limitações, é importante frisar a redução na quantia recebida pelos beneficiários do Auxílio Emergencial. A média por domicílio, antes de R$ 901,00, agora é de R$ 688,00 como efeito da diminuição promovida pelo governo federal. A renda mais baixa da população certamente impactará o comércio da RMC e as vendas de fim de ano, principalmente em regiões mais pobres”, avalia o economista Paulo Oliveira, que coordena as análises relativas à covid-19 pelo Observatório PUC-Campinas.

Os dados atualizados da covid-19 na RMC estão disponíveis no Painel Interativo do Observatório, pelo site https://observatorio.puc-campinas.edu.br/covid-19/.

Observatório PUC-Campinas

O Observatório PUC-Campinas, lançado no dia 12 de junho de 2018, nasceu com o propósito de atender às três atividades-fim da Universidade: a pesquisa, por meio da coleta e sistematização de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas; o ensino, impactado pelos resultados obtidos, que são transformados em conteúdo disciplinar; e a extensão, que divide o conhecimento com a comunidade.

A plataforma, de modo simplificado, se destina à divulgação de estudos temáticos regionais e promove a discussão sobre o desenvolvimento econômico e social da RMC. As informações, que englobam indicadores sobre renda, trabalho, emprego, setores econômicos, educação, sustentabilidade e saúde, são de interesse da comunidade acadêmica, de gestores públicos e de todos os cidadãos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version