SEGS Portal Nacional

Saúde

Pesquisa analisa campanha do Dezembro Laranja, cuidados com a pele e uso de protetor solar dos brasileiros

  • Terça, 15 Dezembro 2020 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauricio Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Toluna - Dezembro Laranja - Toluna

Entrevistados pela Toluna responderam sobre a campanha de conscientização e prevenção do câncer de pele e cuidados com a pele em relação ao bronzeamento

O último mês do ano marca o momento da campanha de conscientização e prevenção do câncer de pele, chamada de Dezembro Laranja. Este tipo de câncer responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra cerca de 185 mil novos casos a cada ano.

A Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, realizou uma pesquisa com 839 pessoas de todas as regiões do Brasil sobre a campanha, e analisou também os cuidados com a pele e hábitos de bronzeamento.

A pesquisa indicou que o Dezembro Laranja ainda não é conhecido por grande parte da população: 52% dos entrevistados responderam que não conhecem a campanha, 31% afirmaram conhecer a iniciativa e 16% disseram não ter certeza. O estudo apontou também que 72% não viram campanhas sobre o Dezembro Laranja durante o ano, 15% viram anúncios na internet e 12% nas redes sociais.

A Toluna perguntou aos entrevistados se eles já tiveram ou se conhecem alguém que teve câncer de pele. 48% responderam que não tiveram, mas conhecem alguém que teve, 44% não tiveram e não conhecem alguém que teve e 7% já tiveram câncer de pele.

Os entrevistados que já tiveram câncer de pele foram questionados sobre o tratamento. 50% responderam que fizeram pelo plano de saúde, 19% afirmaram que o tratamento foi feito por clínicas e hospitais particulares, 18% fizeram o tratamento através de serviços públicos e 11% não iniciaram o tratamento.

Avaliando a importância da conscientização da prevenção do câncer de pele, 50% concordaram que o assunto é pouco abordado no Brasil, 54% relatam preocupação em ter câncer de pele e 66% concordaram que é importante ter um mês dedicado à conscientização.

A pesquisa da Toluna questionou os entrevistados sobre seus hábitos de cuidado com a pele, como o uso de protetor solar. No dia a dia, 65% disseram usar protetor facial, 37% protetor corporal e 10% não usam nada. Para atividades ao ar livre, 65% usam protetor facial, 70% protetor corporal e 4% não usam nada. Na praia, 69% afirmaram usar protetor facial, 87% protetor corporal e menos de 1% não usam nada.

A quantidade ideal de protetor solar a ser utilizada é uma colher de chá para o rosto, uma colher de chá para a frente, uma colher de chá para as costas, uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna. Por isso, os entrevistados foram questionados se seguem as recomendações de aplicação. 35% afirmaram seguir as indicações de aplicação, 31% responderam aplicar algo como um suspiro, 22% usam um splash da embalagem e 11% aplicam uma ervilha em cada parte do corpo.

Os que não usam a quantidade indicada por dermatologistas foram questionados sobre o motivo. 63% responderam não saber da quantidade indicada, 15% não gostam da sensação no corpo após aplicação de protetor solar, 14% responderam que o produto acaba muito rápido e 6% disseram não ter paciência.

A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 27 e 30 de novembro de 2020, com 839 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem de confiança.

Sobre a Toluna

A Toluna fornece insights em tempo real sobre os consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado, ajudamos os clientes a explorar o amanhã, agora. A Toluna é a empresa controladora da Harris Interactive Europe e da KuRunData. Juntos, elas se esforçam para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version