SEGS Portal Nacional

Saúde

Pesquisa analisa hábitos alimentares dos brasileiros como dietas sem carne e consumo de bebidas alcoólicas

  • Quarta, 02 Dezembro 2020 11:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Paulo Neiva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entrevistados pela Toluna responderam sobre hábitos alimentares, mudanças feitas durante a quarentena e consumo de bebidas alcoólicas

A Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, realizou uma pesquisa com 845 pessoas de todas as regiões do Brasil sobre seus hábitos alimentares, e as mudanças ocorridas no período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

Com relação à prática alimentar, o estudo constatou que 70% dos respondentes se considera onívoro, consumindo todos os tipos de alimento; 10% responderam ser carnívoros, com grande consumo de carne. Entre os entrevistados, 15% responderam seguir dietas com pouco ou nenhum consumo de carne, como semi-vegetariana, consumindo pouca quantidade de carne ou somente carne branca; flexitariana, seguindo uma dieta vegetariana, mas consumindo carne ocasionalmente; vegetariana restrita, não consumindo carne; e ovolactovegetariana, não consumindo carne, mas consumindo derivados como ovos e leite.

Os entrevistados que possuem dieta sem consumo animal foram questionados sobre o principal motivo para adoção dessa dieta. 70% disseram que o motivo foi para ter alimentação mais saudável, 41% responderam que querem contribuir para o meio ambiente, 32% disseram ter adotado essa dieta para perder peso. Já 31% afirmaram ter pena dos animais, outros 31% disseram que adotaram a dieta por preferência de paladar, 29% responderam que querem diminuir o desperdício de alimentos. Praticidade e economia de dinheiro foram outros motivos apontados por 19% dos entrevistados.

A pesquisa elaborada pela Toluna questionou os entrevistados sobre a redução no consumo de carne e mudanças em hábitos alimentares. 44% disseram não ter diminuído seu consumo de carne, 32% responderam ter diminuído o consumo de carne em todas as refeições, 10% afirmaram ter cortado o consumo de carne alguns dias na semana. Já 5% disseram ter suspendido o consumo de carne em um dia na semana, e 3% responderam estar tentando parar de comer carne.

A quarentena no país teve um impacto na alimentação dos brasileiros. Os entrevistados foram questionados sobre seus hábitos alimentares durante esse período. 65% disseram que houve aumento na alimentação em casa, 46% responderam que houve aumento com pedidos por delivery, 30% disseram ter aumentado o consumo de comidas pouco saudáveis e 52% notaram aumento de consumo de frutas, verduras e legumes.

A Toluna também questionou os respondentes sobre o consumo de bebidas alcoólicas. 20% disseram ter aumentado seu consumo, 26% responderam ter mantido a mesma quantidade consumida e 27% disseram ter diminuído.

As razões para o aumento no consumo de bebidas alcoólicas foram variadas: 60% responderam que o motivo foi ansiedade, 59% disseram que foi por ficar mais tempo em casa e não poder sair, 47% apontaram estresse como motivo, 45% disseram que foi por dificuldade para relaxar, 39% por preocupação, 27% por irritabilidade e 14% por medo.

A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2020, com 845 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem de confiança.

Sobre a Toluna

A Toluna fornece insights em tempo real sobre os consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado, ajudamos os clientes a explorar o amanhã, agora. A Toluna é a empresa controladora da Harris Interactive Europe e da KuRunData. Juntos, elas se esforçam para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor. Para mais informações, visite tolunacorporate.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version