SEGS Portal Nacional

Saúde

Radioterapia abaixa a imunidade? Conheça mitos e verdades sobre o tratamento oncológico

  • Sexta, 27 Novembro 2020 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raissa Pedrosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Apesar de muito comum no tratamento contra o câncer, a radioterapia ainda é cercada de mitos. Especialista esclarece os mais recorrentes.

Cerca de metade dos pacientes oncológicos vão precisar de radioterapia em algum momento do tratamento contra o câncer. Entretanto, em muitos casos, o paciente não sabe exatamente em que consiste a radioterapia e como ela age no organismo. Pensando nisso, o radio-oncologista Miguel Torres, presidente do Instituto de Radioterapia São Francisco, esclarece alguns mitos e verdades sobre esse tratamento.

Mas antes ele define o que é a radioterapia: “Trata-se de um tratamento no qual utilizam-se radiações com o objetivo de destruir ou impedir a proliferação das células tumorais. A radioterapia pode ser o único tratamento a ser realizado, ou parte de um tratamento combinado com cirurgia ou quimioterapia. A radioterapia acumula longa experiência no tratamento dos tumores, sendo bastante eficaz, podendo controlar e curar”, detalha o médico.

Diferente da Quimioterapia, a Radioterapia não provoca queda de cabelo

Verdade! A radioterapia afeta apenas a área onde o tumor está localizado. “Entretanto, se o tumor estiver na cabeça, pode acontecer queda de cabelo durante o tratamento, mas que geralmente voltará ao normal quando o tratamento terminar”, diz o médico.

Radioterapia não tem efeitos colaterais

Mito! Existem efeitos colaterais, mas que geralmente estão associados ao local onde ela é direcionada. É possível ter perda de apetite ou algumas alterações na pele, como vermelhidão ou irritação, no local que recebeu a radiação. “O paciente pode também se sentir mais cansado durante o período de tratamento por causa do ritmo de sessões diárias e da própria tensão relacionada à doença”, explica Miguel Torres.

A radioterapia deixa o paciente radioativo

Mito! O tratamento com radioterapia não o torna radioativo ou o impede de abraçar ou conviver com outras pessoas. “Existe um receio quanto à radioatividade do procedimento, mas a radiação não permanece no corpo, portanto, não é necessário se afastar dos familiares e amigos, por exemplo”, comenta o médico.

Radioterapia tem data para começar e terminar

Verdade! Quando o paciente chega na clínica, ele recebe um plano de tratamento. “Na primeira consulta é definida a melhor forma de tratamento e como será administrada a dose de radiação. Geralmente, fazemos uma tomografia computadorizada para delimitar a área a ser tratada protegendo-se os órgãos sadios durante o período do tratamento”, explica Miguel Torres.

Radioterapia dói

Mito! Não há nada para ver ou sentir durante o procedimento. “O tratamento é rápido, como uma radiografia. O que pode ocorrer são os efeitos colaterais após o procedimento, que geralmente não envolvem dor diretamente”, diz.

É um procedimento rápido

Verdade. O paciente é exposto à radiação por cerca de 5 a 15 minutos. “Porém, o paciente deve retornar à clínica diariamente para repetir o procedimento até terminar o período de tratamento, excetuando os fins de semana, que são dedicados ao descanso”, pondera Miguel.

A radioterapia abaixa a imunidade

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade. “Em outros casos, felizmente bem mais raros, especialmente quando se associa radioterapia e algumas formas de quimioterapia, pode realmente diminuir a imunidade, sendo necessário acompanhar com exames periódicos”, salienta o médico.

Sobre o IRSF

Há mais de 40 anos curando pessoas e contribuindo para o bem estar, o Instituto de Radioterapia São Francisco é reconhecido pela inovação e pioneirismo em radio-oncologia e radioterapia. Seu corpo clínico é composto por médicos especialistas em radio-oncologia com grande experiência e, constantemente incorpora novos médicos que trazem a inovação. Tem como missão levar excelência técnica em radioterapia e tratamento humano para todos e faz isso trazendo acessibilidade. Possui, entre outros equipamentos, dois aceleradores lineares de partículas sendo um novo Acelerador Elekta equipado com IMRT; braquiterapia de alta taxa de dose; sistema de planejamento computadorizado baseado em algoritmo de MonteCarlo e equipamentos de proteção radiológica e de dosimetria de alto padrão. Realiza tratamentos convencionais, com conformação tridimensional, IMRT-irradiação com intensidade modulada e braquiterapia. Foi responsável por realizar, de forma pioneira em Belo Horizonte diversas técnicas tais como o hipofracionamento em câncer de mama. É certificado pelo Ministério da Saúde em excelência em controle de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version