SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia Mundial do Diabetes - Especialista do Hospital São Vicente fala sobre a relação entre a obesidade e a doença

  • Segunda, 16 Novembro 2020 10:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érica Fabiola Barlera Gáspari
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em outubro de 1921.

O endocrinologista e clínico geral do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Caetano Munhoz de Domenico, explica como a doença age no organismo. “Diabetes é o nome que engloba várias doenças e tem em comum a elevação do açúcar no sangue. A glicose é um tipo de açúcar que se produz quando os alimentos são digeridos no intestino e que necessita de insulina para ser absorvida, um hormônio secretado pelo pâncreas”.

O médico conta que existem duas variações principais, o tipo 1 e o tipo 2. “A primeira é uma doença auto-imune que acomete principalmente crianças e adolescentes, onde os próprios anticorpos do organismo atacam as células do pâncreas, produtoras de insulina. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo. A glicose, então, não é absorvida pelas células 1 e 2. Já o tipo 2, apresentação mais comum da doença, surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz. Ou, então, o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar glicemia. O tipo 2 está diretamente ligado ao sobrepeso e a obesidade”.

Só no Brasil, estima-se que existam 19 milhões de diabéticos. A doença é silenciosa e só se manifesta quando a taxa de glicose no sangue está alta, acima de 200. Os valores de glicemia considerados normais estão entre 70 e 99 mg/dL e para o diagnóstico de diabetes valores superiores a 125 mg/dL. Os sintomas principais são sede, urina e fome em excesso.

“Quando falamos sobre prevenção, a gente sempre se refere ao tipo 2, pois a diabetes do tipo 1 possui base genética. É preciso manter uma alimentação regrada e saudável, além de praticar atividade física. Temos que manter massa muscular ativa, mesmo na velhice. O exercício mais recomendado para quem tem diabetes é a musculação, para que o músculo se fortaleça e consuma glicose. O objetivo é manter o peso equilibrado”, orienta o endocrinologista.

O tratamento de ambos os tipos é feito por meio de cuidados individuais e do uso de medicamentos antidiabéticos. “Aqui em Jundiaí nós somos privilegiados de uma certa forma, porque o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza muitos dos antidiabéticos orais que utilizamos e que as cidades vizinhas não possuem. Temos um arsenal terapêutico muito bom. O acesso gratuito a esses remédios favorece não só quem está tratando o paciente com diabetes, mas também o paciente que está precisando desses medicamentos”, elogia Dr. Caetano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version