SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia Mundial do Diabetes: novo aplicativo auxilia a manutenção da saúde de pacientes que convivem com a doença

  • Segunda, 16 Novembro 2020 10:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália de Angelis
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Oferecido pela Sanofi, o Dits ajuda o paciente a estabelecer, de forma simplificada, novos hábitos no controle do índice glicêmico e na aplicação de insulina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número de pessoas com diabetes deve aumentar para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 20451. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde2, de 2006 a 2016, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença, sendo que, em 2017, 12,5 milhões de pessoas já haviam sido diagnosticadas no país.

“A adesão ao tratamento e a educação sobre o diabetes estão entre os maiores desafios para o alcance do controle assertivo da doença. Esse cenário está fortemente associado aos piores desfechos para os pacientes e para o sistema de saúde como um todo” comenta Graziela Ferreira, Gerente Médica de Diabetes da Sanofi.

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Sanofi apresenta o Dits, aplicativo que oferece ainda mais precisão no dia a dia do manejo da doença, fortalecendo a importância do autocuidado e destacando as opções tecnológicas como contribuições para o empoderamento do paciente na sua jornada de saúde.

“No papel de parceria na jornada de saúde das pessoas, a Sanofi promove a construção ativa de soluções digitais que atendam às necessidades de médicos e pacientes para que todos se tornem cada vez mais donos do seu dia de saúde, contribuindo com novas possibilidades para garantir o cuidado preventivo e contribuir para que pacientes com diabetes possam viver bem e gerenciar sua condição”, informa Guilherme Andretta, gerente Cuidados Integrados da Sanofi.

O Dits auxilia na adesão e adequação do tratamento insulínico, que é ajustado de acordo com a orientação médica individualizada. Disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android ou IOS, o aplicativo apoia o paciente com diabetes em três momentos importantes da rotina de cuidados contínuos: a alimentação, o controle da glicemia e a adesão ao tratamento. Na rotina de alimentação, é possível registrar com simplicidade o histórico de consumo dos alimentos, facilitando a gestão da dieta e a aplicação da insulina pós-refeições (bolus).

No controle da glicemia, é possível acompanhar no Dits o objetivo de controle glicêmico, as doses de insulina basal, bolus e das combinações de proporção fixa (insulina basal + agonista GLP-1), bem como o registro da ingestão de outros medicamentos. O paciente pode ainda programar alertas para lembrar os horários de uso dos tratamentos. Neste contexto, o Dits ainda contribui para o monitoramento de casos de hipoglicemia, auxiliando com as ações que devem ser tomadas para corrigir os níveis de açúcar no sangue.

Todas as informações ficam disponíveis na página inicial do aplicativo e os dados são atualizados em tempo real. Os usuários também poderão contar com uma linha do tempo especial de notícias e informações educacionais sobre diabetes. Segundo o estudo BINDER estudo, realizado a pedido da Sanofi em 43 cidades brasileiras com mais de 2,5 mil pessoas, apenas 44,2% dos participantes estavam dentro dos níveis glicêmicos esperados6. Se não adequadamente controlado, o diabetes pode causar o aumento da glicemia, cujas altas taxas podem levar a complicações cardiovasculares, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos7.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Este material é dirigido exclusivamente à imprensa especializada como fonte de informação. Recomenda-se que o conteúdo não seja reproduzido integralmente. As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente.

Referências

1. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas – 9ª Edition. Disponível em: https://www.diabetesatlas.org/en/sections/worldwide-toll-of-diabetes.html. Acesso em 20 de outubro de 2020.

2. Curso "Educando Educadores". Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/acesso-a-informacao/2-institucional/6972-02-10-2019. Acesso em 16 de outubro de 2020.

3. Organização Mundial da Saúde. Top 10 causes of death. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death. Acesso em 20 de outubro de 2020.

4. Números do Diabetes no Mundo. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/numeros-do-diabetes-no-mundo/#:~:text=%2D%20O%20diabetes%20est%C3%A1%20entre%20as,aqui%20www.diabetesatlas.org. Acesso em 20 de outubro de 2020.

5. Agência Senado. Senado aprova uso da telemedicina durante pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/03/31/senado-aprova-uso-da-telemedicina-durante-pandemia-de-covid-19 . Acesso em 20 de outubro de 2020.

6. BraziIlian Type 1 & 2 Diabetes Disease Registry (BINDER): A Snapshot of Diabetes Mellitus (DM) in Brazil. Chacra, AR1; Moreira, RO2; de Paula, MA3; Fagundes, KFSMC4. Author affiliation: 1. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); 2. Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE – RJ); 3. Sanofi; 5. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

7. Novembro também é dedicado às ações de conscientização e prevenção ao diabetes. Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Disponível em: https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/todas-as-noticias/1641-noticias-2019/10935-novembro-tambem-e-dedicado-as-acoes-de-conscientizacao-e-prevencao-ao-diabetes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version