SEGS Portal Nacional

Saúde

Emagrecimento: muito além do peso

  • Quarta, 11 Novembro 2020 10:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Todo mundo que em algum momento da vida já tentou emagrecer sabe que é um processo “doloroso” fisicamente e, principalmente, mentalmente.

De maneira pragmática, para perder peso é necessário que o gasto calórico seja maior do que o ingesto, mas não é simples assim, certo? Se fosse, não seria tão desafiador eliminar aqueles quilos extras, não existiriam inúmeras dietas milagrosas, a pressão social por pessoas magras e, por fim, não teríamos a epidemia de sobrepeso e obesidade, cada vez mais alastrada pelo mundo.

Para contextualizar, devemos entender o sobrepeso e a obesidade como uma condição multifatorial, com interrelação das características individuais, sociais e ambientais. Agora repare ao seu redor. As pessoas estão acima do peso ou são magras? Qual é o perfil que você observa em sua casa, no seu prédio e no seu bairro? Qual a relação entre as famílias? E nas mídias socais, imprensa e entretenimento? Pois é, quando tratamos de emagrecimento, devemos ter uma visão holística. Portanto, vamos aos pontos.

Primeiramente, embora a história nos mostre que no passado, estar acima do peso era “moda”. Um exemplo disto é demonstrado pela escultura datada com mais de 20 mil anos a.C. Vênus de Willendorf, que representa a figura feminina com seios e abdômen bastante avantajados; ou ainda as mulheres de curvas volumosas nos quadros do artista Peter Paul Rubens (1577-1640).

Atualmente, o padrão de beleza atual é outro, composto invariavelmente por pessoas magras, principalmente mulheres, que são mais suscetíveis à imposição destes padrões e são as que mais sofrem com a insatisfação da imagem corporal.

Mesmo com essa imposição estética que afeta a população, é possível ver adeptos ao “seja gordinho, seja feliz com o seu corpo”. Isso não está errado, afinal, como citado anteriormente, essa pressão estética pode causar distúrbios psicológicos que acarretam inúmeros prejuízos, inclusive sociais. Não é incomum vermos modelos Plus Size sendo rechaçadas nas mídias, simplesmente por serem quem são e terem o corpo que tem, tratadas com desrespeito e humilhação. Nada justifica tais atitudes.

No entanto, a propagação de que não importa estar acima do peso e mensagens cômodas como “o importante é ser você mesmo(a) e ser feliz” precisam ser analisadas com muita cautela. Afinal, a obesidade é questão de saúde pública e deve ser tratada como tal.

- A prevalência de sobrepeso e obesidade está em ascensão, em especial nos países em desenvolvimento;
- 39% dos adultos no mundo estão acima do peso e 13% são obesos;
- Cerca de 38 milhões de crianças de até 5 anos estão acima do peso, aumentado para 340 milhões, na faixa etária de 5-19 anos;
- Filhos de pais obesos têm mais chance de serem crianças obesas;
- Crianças e adolescentes obesos têm uma probabilidade 5 vezes maior de se tornarem adultos obesos do que seus pares não obesos.

Portanto, temos que ter em mente que o emagrecimento vai muito além do peso, sendo mediado por uma linha bastante tênue. Se por um lado a imposição do estereótipo magro, com o único objetivo de atender aos padrões estéticos deve ser combatido; por outro, não podemos negligenciar que o sobrepeso e a obesidade estão em ascensão no mundo, possuem relação direta com uma infinidade de doenças, afetam todas as classes sociais e idades.

Assim, a palavra deve ser “cautela”, especialmente ao nos comunicarmos com crianças e adolescentes, afinal, são eles quem sofrerão a pressão de ambos os lados no futuro.

Autor: Rafael Luciano de Mello é especialista em Treinamento Desportivo, Prescrição do Exercício Físico, Gestão em Esportes e Fitness, e professor nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version