Empresas criam grupos de orientação alimentar para colaboradores que buscam hábitos mais saudáveis
Um dos efeitos da pandemia, sem dúvida, tem sido os "kgs" a mais na balança. Para driblar as temidas gorduras e promover hábitos mais saudáveis, empresas investem em acompanhamento nutricional online especializado para que seus colaboradores tenham mais motivação e produtividade
O isolamento social e as mudanças no ritmo de trabalho impostos pela pandemia criaram uma sensação geral de incerteza e ansiedade. Para muito isso representou alguns quilos a mais na balança. Portanto, nesse período, é fundamental que as empresas se mostrem parceiras de seus colaboradores, promovendo ações que engajem sua participação e os mantenham motivados.
A empresa Furukawa, em Curitiba, apostou em um grupo de emagrecimento, em formato on-line, comandado pela nutricionista da Risotolândia Restaurante Corporativos, Patrícia Torassi. A empresa é responsável pela alimentação dos colaboradores da empresa em um restaurante administrado diariamente por equipe profissionalizada. A iniciativa em participar partiu dos próprios participantes, que fizeram a inscrição no grupo espontaneamente. São 20 colaboradores das filiais do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, com um objetivo comum: emagrecer.
Os encontros remotos são realizados semanalmente, quando a nutricionista envia aos participantes desafios a serem cumpridos para estimular hábitos alimentares mais saudáveis. O primeiro desafio foi aprender a montar um prato balanceado com carboidratos, proteínas, lipídios e micronutrientes (vitaminas e minerais). “O principal objetivo é criar uma consciência alimentar e assim promover o emagrecimento”, afirma a dra. Patrícia.
A nutricionista também compartilha dicas, receitas e estratégias para ajudar os participantes a driblar as dificuldades da dieta de emagrecimento. O grupo começou em agosto e tem previsão de terminar em janeiro do próximo ano, totalizando 5 meses de grupo. “A expectativa é a eliminação de cerca de 3kg por mês’, acrescenta ela.
A cada semana, à medida que os desafios vão sendo cumpridos, os participantes vão criando essa consciência e o organismo se adaptado gradualmente às mudanças na alimentação e no estilo de vida. Como apoio para todos os dias da semana, foi criado um grupo de WhatsApp, pelo qual os participantes podem trocar ideias e tirar suas dúvidas com a nutricionista. O auxiliar de almoxarifado Anderson Ramos de Souza, da filial da Santa Rita do Sapucaí (MG), conta que costuma mandar fotos das refeições pelo aplicativo e recebe conselhos da nutricionista sobre a composição do prato.
Anderson conta que tem aprendido muito com o grupo, “principalmente a olhar com mais atenção os valores nutricionais de produtos industrializados”. Ele, que já estava acima do peso antes da pandemia, ao fazer escolhas mais saudáveis, já perdeu 3.5kg. Até o final do grupo, o colaborador da Furukawa planeja perder o total de 15kg. “Não vai ser fácil, mas pretendo cumprir essa meta”, finaliza, confiante.
Além disso, a consultoria individualizada ajuda também a família que, ao lado de cada colaborador, pode absorver as dicas e colocar em prática hábitos mais saudáveis para uma vida melhor, mais feliz e mais produtiva.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>