SEGS Portal Nacional

Saúde

Acompanhamento com a especialidade vascular pode prevenir AVC

  • Sexta, 30 Outubro 2020 11:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenice Cóstola
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença arterial obstrutiva, ou aterosclerose, é uma das principais causas da emergência médica

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um quadro de saúde grave, que ocorre, geralmente, por consequência de problemas circulatórios. Trata-se de uma emergência médica, causada pela obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos no cérebro. O quadro pode ser classificado entre isquêmico (AVCI) ou hemorrágico (AVCH).

O AVCI corresponde a cerca de 80% a 85% dos casos, segundo o artigo publicado pela Unifesp, e pode ter consequências definitivas ou transitórias, quando os sintomas duram menos de 24 horas. De acordo com o cirurgião vascular e membro da Comissão de Diretrizes e Consenso da Doença Aterosclerótica Extracraniana da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bonno van Bellen, o quadro é decorrente, na maioria das vezes, da doença arterial obstrutiva – a aterosclerose. Essa doença pode ocorrer em qualquer artéria do corpo humano e, no caso do AVC, acontece na artéria carótida cervical ou em suas ramificações no crânio.

É caracterizado pela paralisia ou perda da função muscular e sensibilidade do braço, perna ou face, dificuldade na fala e visão. São raros os casos com piora a curto prazo. Idade, etnia, hipertensão, arritmia cardíaca, diabetes, obesidade, histórico familiar, tabagismo, colesterol alto, insuficiência renal, sedentarismo e consumo excessivo de álcool ou tabaco, estão entre os principais fatores de risco para o quadro.

Por outro lado, o AVCH, apesar de menos recorrente, pode trazer sequelas muito graves. Segundo o Dr. van Bellen, essa complicação ocorre pela fragilidade de alguma artéria intracraniana e, geralmente, não está associada a doenças vasculares em outras partes do corpo. Durante o quadro, há a ruptura do vaso sanguíneo, que leva a um sangramento dentro do cérebro.

O paciente pode apresentar dores de cabeça intensas, paralisia ou perda da função dos membros inferiores e superiores, inconsciência, que pode acarretar em coma. Nesse caso, pressão alta e pré-disposição ao enfraquecimento da parede das artérias, que se manifesta inicialmente por uma dilatação desse vaso, quadro conhecido como aneurisma.

O especialista explica que o atendimento médico deve ocorrer de forma rápida. “Assim que ocorrer algum dos sintomas mencionados, a pessoa deve ir sem demora ao Pronto Socorro. Inicialmente deve ser confirmado o diagnóstico pelo médico atendente e, para isso, são necessários exames complementares”, afirma.

A melhor forma de evitar o AVC e as suas consequências é a adoção de bons hábitos de vida, com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. O acompanhamento médico, para controle dos problemas de saúde causadores do AVC, também é importante. “Os exames mais importantes são aqueles relacionados com a identificação dos fatores de risco, com o objetivo de detectá-los e controla-los”, alerta Dr. van Bellen.

A melhor forma de detectar previamente as doenças vasculares causadoras do AVC, como a aterosclerose e o aneurisma, é procurando o auxílio de um angiologista ou cirurgião vascular. Médicos associados da SBACV têm acesso diferenciado a cursos de aperfeiçoamento profissional, informação técnica, atualização científica e educação continuada. Para mais informações sobre outras doenças vasculares e para encontrar um médico associado da entidade, acesse www.sbacvsp.com.br.

A SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version