SEGS Portal Nacional

Saúde

É calvície ou não? - 3 sinais e soluções para cuidar do problema

  • Segunda, 26 Outubro 2020 12:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  comunicacao1
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) 80% dos homens com até 70 anos ainda vão apresentar algum sinal de calvície. Já entre as mulheres, 40% também podem ser atingidas por esse problema em algum momento da vida. Diante disso, quando saber se é calvície ou não? Confira 3 sinais e soluções para cuidar do problema.

1. As quedas e falhas são mais frequentes, mas avaliar o contexto é fundamental

Nas mulheres ou homens, as falhas no couro cabeludo podem ter origens genética, hormonal ou simplesmente ser uma consequência da idade (embora exista calvície precoce) e do estilo de vida. Então se você tem uma falha ou entradinha no cabelo, calma! Nem sempre isso quer dizer que é calvície. Caso o problema seja frequente e você note que aos poucos os fios de cabelo comecem a cair e as falhas fiquem maiores, é interessante procurar um especialista para avaliação sobre o seu caso.

“É muito importante lembrar que a queda de cabelo acontece por inúmeros motivos e perder alguns fios não quer dizer que você está ficando careca. Geralmente, os primeiros sinais podem aparecer entre os 17 e 25 anos. Não há regra e cada organismo é de um jeito, mas pessoas que já tem histórico familiar de calvície possuem mais chances de desenvolver o mesmo,” alerta do Dr. Thiago Bianco.

2. Queda progressiva, fios fracos e formatos variados

A calvície feminina e masculina possui diferenças, mas a fase de desenvolvimento da doença e tratamento é bem semelhante. Entre os homens, além das entradas na testa, a calvície forma a chamada “coroinha de padre” que é um círculo sem cabelos bem no alto da cabeça. Os fios continuam caindo e a calvície é capaz de cobrir o meio da cabeça fazendo com que os fios fiquem apenas nas laterais e na parte posterior. Já entre as mulheres, os fios caem também, mas não totalmente.

De acordo com o Bianco, as madeixas que ficam na frente permanecem. Porém, nestes casos todos os fios ficam fracos e mais finos, especialmente no topo da cabeça e nos casos mais avançados o couro cabeludo fica visível. “Além de fatores genéticos e hormonais, produtos químicos e situações de estresse podem potencializar a calvície masculina e feminina também. Se o problema persiste uma avaliação médica é fundamental antes de qualquer diagnóstico,” acrescenta o médico.

3. Shampoos, cirurgias ou soluções estéticas

Tratamento adequado depende do grau de calvície e de avaliação médica. Nos comerciais de TV ou em anúncios do Youtube não é raro encontrar um homem ou uma mulher com cabelos cheios de vida após o uso de um produto.

“Muita gente acredita que os shampoos e cremes podem acabar com a calvície! No entanto, garantir resultados com qualquer método (seja o que for) requer cautela e avaliação de um especialista adequado,” finaliza o especialista em Transplante Capilar.

Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares – Pioneiro na técnica FUE (Follicular Unit Excision), é um dos maiores especialistas em giga sessões com densidade extrema, tornando-se conhecido mundialmente por suas cirurgias. Dr. Thiago Bianco foi graduado em Medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para a área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version