SEGS Portal Nacional

Saúde

Saúde integral da mulher: essencial

  • Quinta, 22 Outubro 2020 11:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O funcionamento do organismo feminino e sua saúde vêm mudando significativamente em décadas recentes. Impossível determinar uma só causa, certo é que tudo tem relação com a emancipação e as conquistas delas em todos os campos, que só aumentam dia a dia.

Um marco é a manifestação de 7 de setembro de 1968, no Concurso de Miss América, nos Estados Unidos, com a famosa queima de sutiãs. O movimento para libertação feminina, já então ganhando espaços relevantes na mídia, foi impulsionado, agregando adeptas em todo o mundo.

Se foi exatamente aí que tudo começou, não há como afirmar. Importante, contudo, é que elas jamais arrefeceram. Até hoje, lutam por igualdade de direitos e obrigações, por motivos óbvios. E seguidamente somam avanços, o que só merece nosso apoio e elogios.

A mulher é hoje independente em suas atitudes, pensamentos e ideais, trazendo à sociedade cada vez mais contribuições. Por outro lado, a despeito de todas essas mudanças positivas, vieram ônus inerentes ao viver sob pressão, os decorrentes de fatores ambientais e sociais, entre outros. Isso fez crescer riscos e malefícios à saúde delas.

No grupo das ameaças à qualidade de vida, destaque também para a falta de tempo, a alimentação desregrada, o sedentarismo, o estresse, o abuso do álcool, entre diversos hábitos nocivos incorporados rapidamente pelas mulheres, deslizes até há pouco quase que apenas do sexo masculino.

O novo perfil da mulher é facilitador de doenças que até pouco tempo atrás típicas do sexo masculino, como por exemplo a doença arterial coronária.

À vista da Medicina, elas merecem atenção e cuidados cada vez mais particulares. É necessário enxergá-las de maneira diferenciada, levando em conta diferenças orgânicas, físicas, fragilidades, pontos fortes e necessidades.

Há problemas específicos do sexo feminino, como o câncer de colo de útero ou a endometriose, e cuidados e intercorrências durante a gravidez, parto e pós-parto. Outros, embora incidam em homens, são mais predominantes na mulher, como o câncer de mama, osteoporose, depressão, esclerose múltipla, artrite reumatoide e muitas outros.

Neste cenário, é essencial rever e qualificar as políticas de atenção à saúde integral a elas, agora e permanentemente, na busca de tratamento e redução da incidência de todo o escopo de doenças. A mulher é ser especial e precisa ser olhada como tal. Os médicos e autoridades de saúde devemos respostas que assegurem bem-estar e equilíbrio.

Elas, por sua vez, devem viabilizar espaço em suas agendas para consultar o médico regularmente, estar atenta a qualquer alteração em seu corpo e praticar exercícios físicos regularmente, assim como manter sob controle as taxas de colesterol e a hipertensão arterial. Têm, enfim, de se tornar prioridade própria.

* Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Média


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version