SEGS Portal Nacional

Saúde

Os perigos da automedicação para se livrar dos maus hábitos da quarentena

  • Quinta, 15 Outubro 2020 11:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Usar medicamentos sem prescrição para tratar doenças e vícios que surgiram durante o isolamento pode causar danos sérios à saúde

A pandemia do novo coronavírus trouxe hábitos ruins para uma boa parte da população. O aumento ou surgimento da ansiedade, má qualidade do sono, consumo excessivo de bebida alcóolica e tabagismo são alguns dos problemas de saúde que atingiram os brasileiros durante a quarentena.

A 17ª edição da pesquisa “Impactos nos Hábitos de Compra e Consumo”, da startup Opinion Box, aponta que 75% dos participantes tiveram problemas com a insônia e 65% chegaram a perder a hora algumas vezes. Outro problema recorrente tem sido a fome emocional (vontade de comer mesmo sem ter fome), que afetou ao menos 66% dos respondentes.

No período de reabertura gradual de alguns estabelecimentos, discute-se a possibilidade de essas pessoas se livrarem dos maus hábitos adquiridos durante o isolamento domiciliar. No Google, a busca por “remédio para parar de fumar” teve um pico no fim de julho, o que desperta, ao mesmo tempo, animação e preocupação em muitos profissionais da área da saúde.

Segundo Adriano Ribeiro, farmacêutico da rede de farmácias Extrafarma, é importante evitar a automedicação, independentemente de qual seja o problema. “Ainda que as intenções sejam as melhores, alguns destes medicamentos que auxiliam fumantes a largarem o vício podem causar efeitos colaterais, então é importante sempre procurar um profissional habilitado e verificar se o medicamento é realmente necessário.

A fome emocional, que muitas pessoas acreditam solucionar com dietas e ansiolíticos, também precisa de atenção e acompanhamento de nutricionistas e psicólogos. Neste caso, a automedicação pode ser ainda mais perigosa.

“Medicamentos contra a ansiedade são controlados e possuem contraindicações, por isso a importância do acompanhamento médico”, explica Adriano. .

A importância de consultar um médico também implica em identificar o tamanho do problema. Se uma pessoa adquiriu um hábito ruim apenas durante a quarentena, pode ser que os danos sejam menores e mais fáceis de serem revertidos.

“Além das medicações, é muito importante adotar uma mentalidade de aprendizado, retomar uma rotina alimentar composta por refeições saudáveis, prática de exercícios físicos e boas noites de sono e tentar identificar seus deslizes para evitá-los no futuro. Manter o equilíbrio é a melhor forma de termos saúde.”

Sobre a Extrafarma

Fundada há 59 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Grupo Ultra, companhia multinegócios da qual também fazem parte Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Para encontrar a Extrafarma mais próxima, basta acessar o site: https://www.extrafarma.com.br/lojas/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version