SEGS Portal Nacional

Saúde

Gordura resistente nos flancos tem solução?

  • Quarta, 14 Outubro 2020 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com a junção de dieta de déficit calórico, prática de atividade física que associe musculação e exercícios aeróbicos, e ajuda de procedimentos estéticos, é possível eliminar as gorduras mais resistentes na região dos flancos

Definitivamente não é fácil perder nosso estoque de gordura localizada. Isso por que o corpo utiliza essa gordura como fonte de energia apenas como última opção. “Nosso organismo retira energia da glicose no sangue e depois da glicose do fígado. A terceira opção vem da quebra das proteínas dos músculos e, só por último, o corpo usa a energia das reservas de gordura”, afirma o Dr. Abdo Salomão Jr., dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Portanto, a gordura localizada tende a permanecer mesmo com exercício físico. Por isso, é necessário associar dieta, prática de exercícios de musculação e aeróbicos, para aumentar o gasto calórico”, acrescenta o médico.

No entanto, segundo o dermatologista, mesmo com o esforço em exercícios específicos, ainda assim é comum notar que existe uma redução, mas não uma eliminação completa da gordura localizada. “Essa gordura que fica é mais resistente. Alguns exercícios do tipo Hiit, ou termo intervalo de alta intensidade, são mais eficientes para eliminá-la, mas há casos em que é necessário a ajuda de procedimentos estéticos”, afirma o Dr. Abdo Salomão.

A dieta também deve estar relacionada a esse objetivo. Por isso, o melhor a fazer é procurar um nutrólogo ou nutricionista para o consumo ideal de proteínas e gorduras de boa qualidade, sem esquecer dos carboidratos, na quantidade exata, para dar energia ao corpo. “Nessa fase, pode ser necessário também a indicação de alguns suplementos e vitaminas, como Bio-Arct e Modulip, que vão dar mais energia ao corpo e melhorar a queima de gordura localizada”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec.

Com relação aos procedimentos médicos, há aqueles mais ou menos invasivos, que são indicados conforme a necessidade do paciente. A maior novidade é Total Sculptor, único aparelho que associa o ultrassom macrofocado, criolipólise, radiofrequência multipolar e corrente de estímulo muscular, tratando gordura, celulite e flacidez. “O protocolo começa com o congelamento das células (criolipólise) de gordura com consequente morte celular. Mas na mesma sessão, logo após a criolipólise, algumas células de gordura ainda são destruídas por um potente ultrassom macrofocado, que potencializa muito a perda de gordura localizada”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. Enquanto isso, a corrente de estímulo muscular age, em uma tecnologia que faz a paciente ‘malhar’ de forma passiva. “Enquanto a paciente está parada, o equipamento começa a contrair e soltar o músculo várias vezes até fazer a definição da área muscular”. O médico enumera as vantagens: “Essa criolipólise é mais potente, já que tem vácuo mais intenso e área de congelamento maior; o ultrassom não dói porque vem logo depois da criolipólise e a gordura e os nervos estão congelados; não há cuidados especiais pós-tratamento e nem downtime, ou seja, após o procedimento, o paciente pode voltar normalmente para suas atividades normais; uma sessão é necessária para atingir os resultados”, completa.

No caso, ainda há opções menos invasivas que a cirurgia plástica. A técnica mais eficaz é a de lipoaspiração a laser, que tem trazido resultados excelentes, por ter aplicação subcutânea, que pode ser até indicada para substituir a abdominoplastia (cirurgia do abdômen). “A lipoaspiração a laser é feita com o auxílio de uma fibra que aquece a gordura e a pele antes de ser feita a aspiração tradicional com cânulas. Utilizamos o laser de diodo, que promove o derretimento da gordura facilitando sua retirada, além de diminuir o sangramento”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

De acordo com o cirurgião plástico, como o laser aquece a pele, há retração e diminuição da flacidez. “O laser é passado na região da gordura profunda e logo abaixo da pele. Esse procedimento pode substituir a abdominoplastia em alguns casos e é muito bom para melhorar do aspecto dos flancos, braços e papada”, completa. É possível, segundo o Dr. Mário, observar a melhora do contorno corporal, com linhas mais harmônicas na cintura e quadril. “De qualquer maneira, os exercícios físicos e a dieta são fundamentais e devem fazer parte da rotina, além de potencializar os resultados. Para a melhor indicação dos procedimentos, procure um médico”, finaliza o Dr. Abdo.

FONTES:

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior..

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*MIKA YAMAGUCHI: Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version