SEGS Portal Nacional

Saúde

Lesões e acidentes domésticos aumentam 30% na pandemia

  • Sexta, 09 Outubro 2020 09:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kenia Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista tira dúvidas sobre reabilitação em casos de fraturas, luxações e entorses

O confinamento durante a pandemia aumentou as lesões e acidentes domésticos. Segundo a Organização Mundial da Saúde durante o período de isolamento social, o número chegou a 30% - a maioria dos casos são entre pessoas acima de 65 anos - os acidentes são causados por quedas ao realizar tarefas de manutenção doméstica como subir em cadeiras e escadas.

Além disso, a prática de exercícios físicos realizados em casa, também colaborou para o aumento de lesões desde o início da pandemia, já que muitas pessoas começaram a realizar atividades físicas em casa, por aplicativos ou aulas online. Segundo Aline Caniçais, coordenadora de fisioterapia da HTM Eletrônica (https://htmeletronica.com.br/) - empresa pioneira na fabricação de equipamentos estéticos e de reabilitação física -, as lesões mais comuns acontecem no joelhos, tornozelos, lombar e quadril. “As improvisações ao realizar atividades das quais as pessoas não estão acostumados podem ocasionar quedas e causar fraturas, luxações e entorses. Nesses casos, o tratamento mais adequado para tratar lesões é feito com o equipamento FISIO STIM. Ele é composto por correntes excitomotoras e terapêuticas ”, explica.

As correntes que promovem contração muscular, quando associadas a contração ativa da musculatura, proporcionam um tratamento global e garantem resultados efetivos, pois recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares. Já as correntes terapêuticas do equipamento promovem o alívio sintomático das dores, contribuindo para a recuperação do local lesionado.

Terapia com estimulação elétrica

A estimulação elétrica foi desenvolvida com o objetivo de melhorar as contrações voluntárias do músculo esquelético, ou seja, tornando-o mais funcional. Em muitos idosos, o controle sobre os músculos pode estar bem prejudicado, e a eletroterapia auxilia nesse sentido. O tratamento facilita a realização de movimentos funcionais ou pode manter o alinhamento da postura para a execução de movimentos.

A especialista deu algumas dicas para evitar lesões durante as atividades em casa:

1. Sempre observar a carga, não tente fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, é necessário suspender exercícios na região lesionada. Tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso, quando possível faça em frente à um espelho. As principais regiões em que vocês deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

2. Tente executar com perfeição os exercícios, tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.

3. Durante os exercícios de membros superiores (braços) evite contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço), evite também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas) não deixe o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro.

Sobre a HTM Eletrônica

A HTM Eletrônica (https://htmeletronica.com.br/) é uma indústria referência na produção de equipamentos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia no Brasil. A empresa foi fundada em 1999 e tem como embaixadora a atriz Paolla Oliveira. Com equipe multidisciplinar altamente capacitada, a HTM está localizada em Amparo - SP e tem como foco profissionais esteticistas e fisioterapeutas que tem interesse em tecnologia para clínicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version