SEGS Portal Nacional

Saúde

Aumenta procura por cirurgia bariátrica durante a quarentena

  • Quinta, 08 Outubro 2020 09:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Zambelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista do Hospital Santa Paula fala sobre a importância de não adiar o tratamento e explica diferenças entre os procedimentos

Com o isolamento social imposto pelo novo coronavírus, muitas pessoas desenvolveram transtornos de apetite e ansiedade, o que, associado à baixa atividade física, pode promover o aumento do peso. O receio do ganho de peso não é à toa e é bom lembrar que a obesidade já é considerada uma epidemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e também um fator de risco para o Covid-19.

Uma pesquisa realizada no Brasil em Junho de 2020, por médicos e psicólogos. concluiu que quatro em cada dez pessoas ganharam peso durante a quarentena. E, segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em março de 2020, quase 20% da população brasileira já era obesa anteriormente ao início da pandemia.

Dr. Moacyr Campos, Cirurgião Geral do Hospital Santa Paula, afirma que, os pacientes obesos apresentam restrição respiratória, o que pode agravar a insuficiência respiratória presente na grande maioria dos casos da Covid-19,

Apesar do maior acesso à cirurgia bariátrica como forma de tratamento para a obesidade, os pacientes têm de percorrer uma jornada bem definida na busca de alternativas não cirúrgicas para perda de peso e melhoria da qualidade de vida. Confira abaixo os principais tipos de cirurgia e as diferenças entre elas.

Gastrectomia Vertical

“Este procedimento retira de 70% a 80% do estômago do paciente restringindo a quantidade de alimento que a pessoa pode ingerir, por conta da redução do volume gástrico”, explica o especialista. A cirurgia também implica na redução da produção do hormônio associado à fome (grelina), mas sem prejudicar a absorção de cálcio, ferro e vitaminas.

Banda Gástrica

Essa cirurgia coloca uma válvula inflável ao redor da parte mais alta do estômago, para criar uma câmara onde o alimento é coletado, diminuindo o espaço do estômago. Dr. Moacyr comenta que a maior vantagem deste método é a reversibilidade do procedimento, que também é pouco invasivo. Mas vale uma ressalva: é contraindicado para pacientes que sofrem com hérnia de hiato volumosa e refluxo gastroesofágico.

Bypass Gástrico

O by-pass gástrico diminui o volume do estômago e desvia o alimento ingerido da porção inicial do intestino delgado, reduzindo a absorção de carboidratos e gorduras.

O especialista do Santa Paula explica que a intervenção cirúrgica é uma opção ao tratamento com indicações específicas, segura, com tempo de internação muito curto e uma recuperação pós procedimentos rápida. “Assim, o paciente com acompanhamento ambulatorial multiprofissional garante a manutenção de peso adequada e qualidade de vida”. Ele acrescenta que manter uma vida saudável é o foco e o maior valor entregue no uso adequado deste procedimento cirúrgico.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula é um centro de excelência em saúde localizado na zona sul de São Paulo. Pertence à Rede Ímpar, que congrega 7 hospitais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil, com mais de 30 marcas de laboratórios no País e GSC Integradora de Saúde.

Inaugurado em 1958, tem como foco a alta complexidade, atuando em mais de 30 especialidades médicas, com destaque para Oncologia, Cardiologia, Neurologia e Ortopedia.

Com uma área de 18 mil metros quadrados, dividida em três edifícios, possui 200 leitos, sendo 50 deles destinados especificamente à Terapia Intensiva. Além disso, dispõe de Centro Cirúrgico com nove 9 salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. Conta com mais de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos e possui em seu corpo clínico 2,4 mil médicos cadastrados.

Em 2012 conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação JCI para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Naquele mesmo ano, recebeu a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 (grau máximo), uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. A instituição foi a primeira de São Paulo a conquistar o nível máximo da EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model -, se consolidando como hospital totalmente digital (paperless).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version