SEGS Portal Nacional

Saúde

Orientações de prevenção contra a Covid-19 também ajudam a evitar doenças da primavera

  • Quarta, 23 Setembro 2020 18:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto: Freepik

Evitar tocar olhos, nariz e boca, hidratar as vias nasais e a pele, além da higienização constante das mãos e dos ambientes são atitudes básicas para evitar as alergias causadas pela estação

Diversos processos alérgicos são desencadeados na primavera devido ao clima seco, principalmente nas grandes cidades. Nesta época, evitar tocar olhos, nariz e boca, além do uso da máscara facial como prevenção da Covid-19 auxiliam na proteção contra alergias, pois há baixa dispersão das partículas que ficam no ar. Esses fragmentos, a exemplo dos polens, pelos e peles de animais, poeiras, fungos e ácaros podem causar problemas de saúde como as conjuntivites, as dermatites e as doenças respiratórias, com destaque para a rinite e a asma.

De acordo com a especialista Fátima Rodrigues Fernandes, diretora do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), o ato de coçar os olhos pode ocasionar conjuntivites alérgicas ou infecciosas (virais). "Não é recomendado esfregar os olhos, pois além de levar sujeiras ainda pode provocar outras deformidades oculares como o ceratocone, que pode levar à necessidade de transplante de córnea, ou ainda causar úlceras e infecções secundárias", explica a médica alergista.

Para amenizar os sintomas das alergias é necessário manter a hidratação corporal diária com a ingestão de no mínimo dois litros de água. Em casa, é importante que os ambientes estejam constantemente higieniz​ados. Para evitar acúmulos de poeira é indicado o uso de panos úmidos, pois espanadores e aspiradores de pó espalham a poeira.

"Agora é a época de deixar janelas e portas abertas para arejar os espaços, hidratar a pele e as vias nasais. Neste período, orientamos a população a umidificar as narinas diariamente com soro fisiológico para ajudar a filtrar as partículas que entram em nosso organismo. É importante ressaltar que os pacientes que enfrentam processos alérgicos crônicos e graves precisam realizar tratamentos, que vão desde uso de antialérgicos até imunoterapia", complementa a médica do HSPE.

"A umidificação nasal funciona, pois nosso nariz conta com um aparelho interno chamado mucociliar, que são como escovinhas que se movimentam imitando um aspirador para eliminar a sujeira que está tentando entrar. Quando o nariz está hidratado, o mucociliar funciona com mais agilidade e evita problemas respiratórios", explica a Dra. Fátima.

A hidratação da pele também é fundamental, pois ela fica ainda mais exposta e sofre com o impacto do meio ambiente, com ressecamentos, descamações, entre outros. É necessário manter a pele hidratada, de preferência com cremes sem perfume. Quem faz o acompanhamento para controlar a dermatite atópica deve optar por cremes hipoalergênicos e tomar banhos rápidos com água morna e evitar o uso de sabonete de maneira indiscriminada. É recomendado aplicar o sabonete apenas nas áreas com mais sudorese, como axilas, pés e genitais.

A especialista alerta sobre problemas emocionais que ajudam a piorar as crises alérgicas. "Pacientes alérgicos que apresentam ansiedade ou depressão podem sofrer mais incômodos, pois neste período de estresse causado pela pandemia tendem a somatizar ainda mais os problemas. É importante proporcionar um ambiente tranquilo e colaborativo, seja na residência (home office) ou no local de trabalho. Neste momento é fundamental controlar as crises e obter tratamentos terapêuticos cada vez mais eficazes", enfatiza.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes. São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version