SEGS Portal Nacional

Saúde

ABIIS formaliza apoio ao Projeto de Lei que desburocratiza pesquisas clínicas no Brasil

  • Terça, 22 Setembro 2020 12:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Carta enviada a Rodrigo Maia é assinada também por entidades que trabalham pelo fortalecimento da relação econômica e comercial entre o Brasil e os Estados Unidos

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Conselho) e o Centro de Política de Inovação Global (GIPC), ambos parte da U.S. Chamber of Commerce, enviaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, carta de apoio ao Projeto de Lei nº 7082/2017, que promove a desburocratização das pesquisas clínicas para a descoberta e desenvolvimento de novos dispositivos médicos, medicamentos e vacinas no Brasil. O projeto, bem como o Requerimento de Urgência nº 511/2020, é de autoria do deputado Hiran Gonçalves, médico de Roraima.

No documento, as três entidades reforçam que “o momento se mostra único para a aprovação do PL 7082/2017 no Brasil. Com a nova realidade causada pela pandemia, hoje, a população reconhece mais a importância dos tratamentos clínicos e vacinas como ferramentas essenciais para o bem estar social, bem como para mitigar efeitos desastrosos na economia do país”.

A carta ressalta ainda que o país já adota importantes orientações internacionais relacionadas aos tratamentos clínicos com seres humanos, como a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde; o Código de Nuremberg, a Declaração de Helsinque e as Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, mas salienta: “a regulação dessa matéria por norma infralegal, é frágil. Não há no Brasil lei específica sobre o tema, gerando um vácuo legislativo que traz insegurança jurídica, morosidade e falta de isonomia na análise de pesquisas clínicas. Esse cenário faz com que o Brasil perca competitividade em relação a outros países que dispõem de um sistema regulatório transparente”.

Para a ABIIS, o Conselho e o GIPC, “o PL 7082/2017, se aprovado, harmoniza o processo de análise de pesquisas clínicas e propicia esse ambiente regulatório sólido, mais coerente e previsível para empresas que investem em pesquisa clínicas inovadoras, beneficiando diretamente a população com a oferta mais rápida de tratamentos e vacinas no mercado brasileiro”.

A íntegra da carta pode ser acessada no link https://abiis.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Carta-Rodrigo-Maia-PL-7082_2017_Pesquisa-Clinica.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 24, 2026 Saúde

Avanço das canetas emagrecedoras já moldam hábitos de…

Abr 24, 2026 Saúde

Abril Lilás | Câncer de testículo: desinformação…

Abr 24, 2026 Saúde

Robótica na medicina e o verdadeiro papel das máquinas…

Abr 23, 2026 Saúde

Alerta vascular para o Dia das Mães: por que as varizes…

Abr 23, 2026 Saúde

Câncer de pele mais comum no Brasil avança por falsa…

Abr 23, 2026 Saúde

Seu filho vive espirrando? Entenda porque maio é um mês…

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version