SEGS Portal Nacional

Saúde

Empresas de Ribeirão Preto se unem para produzir testes para diagnóstico da Covid-19

  • Sexta, 18 Setembro 2020 10:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Hoje, projeto Supera-Ação é responsável por mais de 50% de todos os testes realizados na cidade

Com mais de 4 milhões de casos de Covid-19 confirmados, apenas 6,3% da população brasileira – 13,3 milhões de pessoas – já realizou algum teste de coronavírus desde o início da pandemia, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proporção de exames para cada milhão de habitantes é de 63,2 mil, abaixo do objetivo, que é testar um quarto (25%) dos 210 milhões de brasileiros. Além disso, menos da metade desses testes são do tipo RT-PCR – capaz de identificar se o vírus ainda está ativo no corpo humano.

Em um cenário em que a testagem no país é o maior limitante para se adotar medidas de contenção do vírus, empresas incubadas no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto, se uniram para verificar a viabilidade de se criar uma estrutura de testagem em massa para ajudar a população mais vulnerável da cidade e, consequentemente, impactar milhares de pessoas de forma positiva.

Diante disso, para oferecer apoio aos sistemas de saúde e ajudar no combate do novo coronavírus, foi criado o projeto Supera-Ação. Com o objetivo de produzir e disponibilizar testes de COVID-19 - amplamente e em caráter emergencial - no município, as empresas participantes da iniciativa converteram seus equipamentos em um laboratório de diagnóstico.

“O intuito inicial da proposta, que começou em abril, era disponibilizar 5 mil testes de RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2. Agora, até setembro, mais de 28 mil testes já foram realizados, e vamos fazer mais, de acordo com a demanda. Hoje, o Supera-Ação é responsável por 50% de todos os testes realizados na cidade”, explica Tatiana Magalhães, diretora de produção da Decoy Smart Control, startup de biotecnologia e uma das idealizadoras do projeto.

Para ser realizado, o Supera-Ação contou com ajuda financeira da população e empresas, que contribuíram com recursos doados por meio de plataformas de apoio coletivo. “Inúmeras pessoas, extremamente qualificadas, alunos da Universidade de São Paulo, se voluntariaram para trabalhar de domingo a domingo em três turnos diários para ajudar nessa iniciativa juntamente com as empresas. O projeto foi construído e vem acontecendo devido à muita solidariedade e pessoas empáticas, com vontade de ajudar ao próximo”, pontua Tatiana.

A prefeitura municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Saúde, também tem um papel fundamental na iniciativa e realiza todas as coletas e entrega das amostras. Uma vez recebidas, as amostras são triadas e o processo de extração e amplificação RNA viral é realizado, e os laudos são enviados para a Secretaria da Saúde, que informa o resultado ao paciente. Toda a gestão do projeto é realizada por colaboradores da FIPASE, que também é gestora do Supera Parque.

A Decoy oferece sua estrutura física para a realização de uma das etapas da testagem. Dentro de sua fábrica, que é provida de uma estrutura ideal para manipulação de amostras biológicas, com salas de pressão negativa, as quais impedem a saída do ar contaminado ou qualquer partícula perigosa do interior da sala, os pesquisadores realizam o processo de extração de RNA viral das amostras que chegam da prefeitura.

“Os testes que realizamos são de RT-PCR e totalmente gratuitos. Hoje os custos são cobertos pela prefeitura. As coletas são feitas com a técnica de nasofaringe com swab, em algumas Unidades Básicas de Saúde da cidade”, explica Tatiana. “As amostras chegam no parque, onde são triadas e passadas para a sala de extração, na fábrica da Decoy, onde o RNA viral será extraído. Posteriormente, esse material é transferido para a sala de PCR, onde ocorre a análise, e o laudo é enviado aos responsáveis na Secretaria da Saúde, que liberam os resultados para a população”, completa.

Além da Decoy, outras 17 empresas participaram do processo de estruturação do projeto, fornecendo conhecimento técnico específico, equipamentos, sistemas, consultorias, estrutura física, conhecimento em logística e marketing - tudo de forma voluntária. São elas: DGlab Testes Genéticos Nutricionais, In Situ - Terapia Celular, Nanosens, ONKOS Diagnósticos Moleculares, Veritas Biotecnologia, - LCR Kimera Biotecnologia, Guardians Biotech Pesquisa e Tecnologia, Microcontrol Innovation, Neogenys - Diagnostico Molecular, Paula C. dos Santos Suporte Técnico e Desenvolvimento de Sistemas, G&G Cosmetica, FastBio, Glucogear Servicos Em Tecnologia, ChicleteMKT Tecnologia e Marketing.

“O projeto foi desenvolvido com muita ajuda e boas ações. Empresas de diferentes áreas de atuação se uniram de uma forma intensa e efetiva. O credenciamento do laboratório e início das testagens ocorreu em apenas 30 dias após o início das discussões de planejamento”, pontua Tatiana. “Poder fazer a diferença na vida de milhares de pessoas agora, em um momento tão difícil, só nos traz sentimento de gratidão. Muitos de nós da Decoy tivemos um ensino público e nada melhor do que poder retribuir à população tudo o que foi investido na nossa educação. Além disso, em um momento como esse, que gera impacto emocional e mental, poder ser solidário e impactar positivamente na vida de tantas pessoas nos causa um bem-estar emocional indescritível”, finaliza.

Para mais informações e acesso ao número de testes realizados pelo Supera-Ação, atualizados diariamente, clique aqui.

Sobre a Decoy

A Decoy é uma startup brasileira de biotecnologia focada na pesquisa e no desenvolvimento de produtos para o controle de pragas em animais de produção. A partir do conhecimento adquirido no universo acadêmico, a empresa encontrou uma forma muito mais eficaz de controlar pragas, de forma biológica, precisamente estratégica e natural. A Decoy é a primeira empresa a levar a inteligência do controle biológico para a área de saúde animal. Suas soluções utilizam conceitos de equilíbrio e manejo integrados, dispensando o uso de agrotóxicos, proporcionando um controle mais efetivo e ecologicamente adequado. Localizada em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, polo de inovação para o setor agropecuário, a startup conta com um ambiente extremamente favorável à geração de novas descobertas e soluções inteligentes para o mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version