SEGS Portal Nacional

Saúde

Duas Entre 10 Pessoas Roncam Sistematicamente, Sabia?

  • Quarta, 09 Setembro 2020 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Feliconio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O problema maior são as apneias do sono - cerca de 30% da população adulta sofre desse mal, que é considerado uma das principais causas de pressão alta, além de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e AVC

Os dados são alarmantes sim. Dessas 10 pessoas, quatro roncam ocasionalmente – o que eleva a porcentagem. Existem algumas características importantes para serem registradas. Por exemplo: os homens roncam mais, pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais propicias, e claro, com a idade piora o problema piora.

Você sabe o que é o ronco?
“Trata-se de um som emitido pela vibração de partes moles nas vias aéreas (língua, céu da boca ou palato, amígdalas e a úvula ou campainha) durante a respiração. No entanto, o ronco em si, geralmente não causa problemas graves para a saúde da pessoa. Se bem que, do ponto de vista social, pode haver o problema de o ronco incomodar quem tenta dormir ao lado (isso pode prejudicar seriamente a convivência de um casal, por exemplo) “, ressalta otorrino Dr. Alexandre Colombini.
Segundo o especialista, o principal problema associado ao ronco são as apneias do sono, que, basicamente, são pausas respiratórias por no mínimo 10 segundos durante o sono. Quando muito intensas e frequentes causam a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) caracterizada por sintomas noturnos e diurnos ocasionados pelas apneias do sono.

Entenda melhor os sintomas:
- Sintomas noturnos: ronco ressuscitativo, pausas respiratórias testemunhadas, episódios de sufocação, despertares frequentes, sudorese excessiva, pesadelos, insônia e engasgos.
- Sintomas diurnos: sonolência excessiva, sono não reparador, fadiga, cefaleia matutina, alteração do humor, dificuldade de concentração, alteração da memória e diminuição da libido.

Esta síndrome, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), vem ganhando cada vez mais destaque na medicina e já é considerada a principal causa “identificável” de pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica na população (a principal causa de hipertensão no geral não é conhecida.) Também é um importante fator de risco para acidentes de transito e de trabalho.

Dentre os problemas que apresentam, está o fato dessas apneias diminuírem a concentração de oxigênio no sangue. Com isso, é elevado o ritmo dos batimentos cardíacos, estimulando a contração dos vasos sanguíneos, o que torna o problema um fator de risco para arritmia cardíaca. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de sono ruim e aproximadamente 30% da população adulta sofre de apneia do sono.

Infelizmente, a maior parte dos pacientes - entre 85% e 90% -, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.

ALERTA

O médico explica que SAOS não tratada pode aumentar muito a mortalidade das pessoas e os seus riscos de apresentarem um problema cardiovascular grave como um derrame cerebral (AVC- Acidente Vascular Cerebral) ou um infarto agudo do miocárdio.

O tratamento do ronco e da SAOS varia de acordo com a gravidade de cada caso podendo ser feito com medidas clínicas e/ou através de cirurgias, melhorando a qualidade de vida e aumentando a sobrevida dos pacientes.", finaliza Colombini.

Sobre o médico:

Dr. Alexandre Colombini é Otorrinolaringologista, formado pelo renomado Instituto Felippu e Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF. Suas áreas de atuação: Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica com enfoque nas patologias nasais, cirurgia endoscópica, ronco e apneia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 03, 2026 Saúde

Emagrecimento acelerado por canetas emagrecedoras já…

Mar 03, 2026 Saúde

Além dos fogachos: por que a ciência agora defende a…

Mar 03, 2026 Saúde

Março reforça conscientização sobre o glaucoma, uma…

Mar 02, 2026 Saúde

Quando o trabalho adoece: dores e lesões por esforço…

Mar 02, 2026 Saúde

Brasil figura entre os três maiores mercados de…

Mar 02, 2026 Saúde

"É Só a Idade?” Ou o Estilo de Vida Está Antecipando os…

Fev 27, 2026 Saúde

Câncer colorretal: silencioso, evitável e cada vez mais…

Fev 27, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero: mais de 19 mil novos casos por…

Fev 27, 2026 Saúde

Naturalidade redefine os rumos da cirurgia plástica em…

Fev 26, 2026 Saúde

Artrose acomete cerca de 15 milhões de brasileiros e…

Fev 26, 2026 Saúde

Dengue antes do sintoma: com até 1,8 milhão de casos…

Fev 26, 2026 Saúde

Surto de mpox: saiba como identificar os sintomas e…

Fev 26, 2026 Saúde

Como manter uma alimentação equilibrada no verão sem…

Fev 26, 2026 Saúde

Médico alerta que canetas emagrecedoras não substituem…

Fev 25, 2026 Saúde

Estalo no joelho vira queixa comum entre adultos ativos…

Fev 25, 2026 Saúde

Emagrecimento e telemedicina: como saber se um…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version