SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro amarelo e o tabu com o tema

  • Quarta, 09 Setembro 2020 11:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Psicanalista Sandra Hott

Mesmo com campanhas como o “Setembro Amarelo” que têm como alvo a prevenção, falar de suicídio ainda é um tabu. Entretanto, é necessário expor o tema para que as pessoas fiquem atentas a qualquer sinal que possa surgir em alguém próximo a fim de prevenir que o pior aconteça.

O suicídio está presente em todas as classes sociais e pode acometer qualquer pessoa. Esse ano ainda temos a pandemia da Covid-19. O problema em si não desencadeia ondas de suicídios, mas o isolamento social, o afastamento das pessoas que poderiam perceber algum risco, sim. Além disso, a presença de sofrimento e adoecimento psíquico prévios como a dependência química e quadros depressivos ou melancólicos, deixam essas pessoas mais vulneráveis com o distanciamento.

Pessoas em risco de atentar contra a vida podem exibir alguns sinais que, para a maioria das pessoas, podem parecer irrelevantes. Um especialista em saúde mental conseguiria ler os sinais e sintomas que apontam para um risco aumentado e que não se reduzem à tristeza ou depressão.

Pessoas próximas podem ser de grande ajuda num primeiro momento localizando a necessidade de socorro. Porém, o acolhimento, o carinho e o suporte leigos não são suficientes para a resolução de crises. É indicado que fiquem atentos aos sinais sutis e a encaminhem para um especialista que possa efetivamente ajudar aquele que sofre. Psicólogos e psicanalistas são profissionais de saúde mental preparados para o tratamento desses quadros.

É muito importante levar a sério o lamento, a expressão de dor de quem nos cerca. Aquela breve conversa pode ser o único e último pedido de ajuda. Caso você perceba algum indício de que há algo errado, ampare e direcione imediatamente para um profissional de saúde mental. Não duvide de pequenas queixas, pois a vida pode estar apenas por um fio.

(*) Com formação e mestrado em psicologia pela UFRJ, Sandra Araujo Hott é psicanalista, professora e supervisora clínica. Sandra tem 25 anos de experiência clínica e mais de 20 anos como professora e supervisora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 24, 2026 Saúde

Avanço das canetas emagrecedoras já moldam hábitos de…

Abr 24, 2026 Saúde

Abril Lilás | Câncer de testículo: desinformação…

Abr 24, 2026 Saúde

Robótica na medicina e o verdadeiro papel das máquinas…

Abr 23, 2026 Saúde

Alerta vascular para o Dia das Mães: por que as varizes…

Abr 23, 2026 Saúde

Câncer de pele mais comum no Brasil avança por falsa…

Abr 23, 2026 Saúde

Seu filho vive espirrando? Entenda porque maio é um mês…

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version