SEGS Portal Nacional

Saúde

Microsoft | Einstein cria aplicativo para monitorar sintomas da Covid-19 e garantir segurança na volta ao trabalho

  • Sexta, 04 Setembro 2020 11:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com chatbot baseado em soluções de atendimento virtual da Microsoft, software faz perguntas aos usuários para monitorar manifestações do novo coronavírus

Um dos maiores desafios da retomada ao trabalho é a segurança de seus funcionários. Para auxiliar nesse processo, foi lançado o aplicativo CoVida, que faz o monitoramento do estado de saúde dos funcionários da empresa, indica se a pessoa está apta a retornar às atividades profissionais e ainda oferece um mapeamento do contágio da Covid-19 nas companhias. Ao todo, o aplicativo, desenvolvido pela Avanade - empresa de tecnologia e das soluções da Microsoft – com o Einstein, já monitora os sintomas de 30 mil pessoas.

Para Raquel Conceição, gerente médica da área de Saúde Coorporativa e Inteligência de Saúde Populacional do Einstein, o CoVida é um conjunto de soluções para o enfrentamento à pandemia pelas empresas e para o cuidado com as pessoas. “Fazemos um trabalho de consultoria com as empresas para auxiliá-los no gerenciamento de pessoas na volta ao trabalho. Com a solução, disponibilizamos um painel no qual os líderes podem acompanhar diariamente como os funcionários estão em termos de sintomas, identificar casos por setor e fazer a ponte com o corpo médico quando forem identificados sinais da doença”, comenta.

O aplicativo CoVida fica disponível para download pelos funcionários das empresas clientes do Einstein e monitora diariamente os sintomas por meio de um atendimento virtual via chatbot (assistente virtual), que funciona com base no Power Virtual Agent da Microsoft. Dependendo dos sintomas sinalizados, o aplicativo encaminha as pessoas para uma conversa com enfermeiros, consultas virtuais com médicos ou para o agendamento de exame médico, seja por meio de coletas residenciais em até 48 horas ou em um Pronto-Socorro do Einstein.

De acordo com Eduardo Cordioli, gerente Médico de Telemedicina do Einstein, o aplicativo visa ampliar o cuidado com a saúde dos colaboradores. “A ideia é acelerar a assistência por meio da tecnologia, de forma que as pessoas tenham um acompanhamento médico constante para que, em caso de infecção pelo novo coronavírus, possam realizar o tratamento com agilidade e assertividade”, comenta.

O projeto se concentra em dois tipos de população: pessoas contaminadas pela Covid-19 e pessoas não contaminadas. Para os não contaminados, o CoVida faz a verificação de sintomas por meio do chatbot que direciona perguntas objetivas com base nos protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde. A jornada é definida por fases, sendo a primeira com duas perguntas que indicam se a pessoa precisa ir para o Pronto-Socorro; a segunda, na qual três perguntas indicam se ela precisaria de atendimento via telemedicina; na terceira, ela responde mais duas questões que mostram a necessidade de conversa virtual com uma enfermeira via chat; e, por fim, caso a pessoa passe por todas as etapas, ela está apta a trabalhar normalmente. Todo o processo dura cerca de três minutos.

Por outro lado, caso o usuário passe a apresentar sintomas, ele é direcionado para a equipe assistencial, que solicita o teste e, já no dia seguinte, o aplicativo passa a funcionar como verificador de cuidados, a fim de monitorar se os sintomas apresentam melhoras ou se o paciente precisa de encaminhamento médico.

O aplicativo usa a telemedicina e integra o Microsoft Dynamics 365 para gerenciar a conversão do atendimento via chatbots para uma interação humana, bem como registrar as consultas virtuais com as equipes médicas e disponibiliza um painel online no qual a empresa contratante consegue visualizar o histórico dos funcionários. Além disso, o CoVida tem uma funcionalidade, chamada de “Passaporte da Saúde”, no qual ficam registrados se os usuários estão aptos a atuarem nas dependências da companhia sem risco de contágio. A ferramenta garante a privacidade do paciente.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48,3 milhões, levando tecnologia gratuitamente ou com baixo custo, para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2019, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 205 milhões em créditos em nuvem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version