SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo com a participação de dermatologista do HDT é publicado em revista internacional

  • Quinta, 03 Setembro 2020 12:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  HDT Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Um estudo feito com a participação de uma médica dermatologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), foi publicado pela revista internacional Dermatologic Therapy. Desenvolvido pelos dermatologistas da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Hélio Amante Miot e Paulo Muller Ramos, e pela dermatologista do HDT, Mayra Ianhez, o estudo “Androgen sensitivity in Covid-19 and antiandrogens: prospective data are still needed” buscou avaliar drogas antiandrogênicas usadas no tratamento do novo coronavírus.

A Dra. Mayra Ianhez destaca que foi idealizado um questionário on-line para a pesquisa, que começou em março de 2020, com mais de 1000 pacientes com covid-19 positivo e com mais de 40 mil pessoas não infectadas. “O questionário virtual foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNESP e resultou em três estudos, sendo o primeiro sobre lesões de pele em pacientes com o vírus, o segundo sobre os fatores de risco para pior evolução em pacientes com o Covid-19, e o último estudo, publicado pela revista Dermatologic Therapy, que avaliou várias drogas que atuam contra os hormônios masculinos, como a testosterona, no tratamento da doença”.

A dermatologista explica que estudos mais recentes, mostram que os homens têm pior prognóstico para o vírus, e que a calvície, relacionada ao hormônio masculino, pode ser um fator de risco para a infecção por Covid-19. “Vários autores internacionais propuseram o uso de drogas antiandrogênicas, como a finasterida e a espironolactona, para bloquear esses hormônios. Nossa pesquisa avaliou algumas dessas drogas, e chegou à conclusão de que esses medicamentos não tiveram efeito profilático ou de tratamento, ou seja, não impediram que o paciente contraísse a doença, nem que a doença fosse mais leve”.

Outros estudos:

Esse mesmo questionário também possibilitou que os três pesquisadores redigissem mais dois artigos científicos. Um deles buscou identificar a importância da pele como um marcador da infecção pelo coronavírus, mostrando os padrões dermatológicos da doença como fundamental no auxílio do diagnóstico. Os pesquisadores descobriram que 22% dos pacientes com Covid-19 positivo apresentam lesões de pele, podendo ser o único sinal da doença, em alguns casos.

O outro estudo avaliou os fatores de risco para um pior desfecho da doença, como hipertensão, obesidade, diabetes, doença cardiovascular e idade avançada, além de confirmarem que pacientes com calvície e grisalhos, independentes da idade, tinham um risco maior para doença mais grave.

Esses dois estudos aguardam avaliações de revistas científicas de alto impacto na Dermatologia internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 24, 2026 Saúde

Avanço das canetas emagrecedoras já moldam hábitos de…

Abr 24, 2026 Saúde

Abril Lilás | Câncer de testículo: desinformação…

Abr 24, 2026 Saúde

Robótica na medicina e o verdadeiro papel das máquinas…

Abr 23, 2026 Saúde

Alerta vascular para o Dia das Mães: por que as varizes…

Abr 23, 2026 Saúde

Câncer de pele mais comum no Brasil avança por falsa…

Abr 23, 2026 Saúde

Seu filho vive espirrando? Entenda porque maio é um mês…

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version