SEGS Portal Nacional

Saúde

Exames de tomografia do tórax crescem 124% no país na pandemia do coronavírus

  • Terça, 01 Setembro 2020 12:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Fernando Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

• Busca por procedimento mais do que dobrou entre abril e julho;

• Exame auxilia no diagnóstico da gravidade e progressão da Covid-19.

A realização de exames de tomografia do tórax mais que dobrou durante a pandemia do novo coronavírus, crescendo de 2.900 exames em abril para 6.500 exames em julho deste ano - aumento de 124%. Os dados são da Medvia Diagnóstica, empresa de telerradiologia do Grupo CURA especializada em diagnóstico por imagem e presente em 14 Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

O exame de tomografia do tórax auxilia no diagnóstico da presença, gravidade e progressão da Covid-19 no organismo, sendo considerado um procedimento complementar aos exames sorológico e RT-PCR. Assim, a maior procura pelos exames de tomografia do tórax acompanhou a alta do número de casos da Covid-19 no país. Além disso, o principal órgão afetado pelo vírus é o pulmão, e o exame é capaz de detectar essas alterações pulmonares.

"A tomografia se tornou o instrumento mais importante da avaliação da doença, junto aos exames de laboratório, tanto para o diagnóstico, como para a classificação de gravidade da doença e o controle evolutivo, o que elevou de forma significativa a solicitação desse exame", afirma o doutor e radiologista Pedro Carvalho, da Medvia.

"A tomografia Computadorizada do tórax pode ser particularmente útil em pacientes com quadros suspeitos de Covid-19 nos quais os testes laboratoriais forem negativos ou inconclusivos. Além disso, o exame auxilia na estratificação do risco de formas graves da doença, uma vez que o comprometimento pulmonar e a sua extensão podem ser avaliados", avalia o doutor Charlles Heldan Castro, médico responsável técnico pelo CURA.

De acordo com César Penteado, radiologista e diretor técnico do Grupo CURA, além de permitir o acompanhamento e evolução do vírus no organismo, a tomografia de tórax deve desempenhar um papel fundamental após a pandemia do coronavírus. "O exame poderá detectar eventuais sequelas e alterações pulmonares, contribuindo para um tratamento posterior", conclui.

Ações na pandemia

O Grupo CURA realizou um trabalho incansável durante a pandemia do coronavírus de modo a seguir oferecendo um atendimento de excelência aos seus pacientes. Para isso, ampliou as modalidades de exames para atender a população de forma segura e eficiente, possibilitando aos pacientes manterem os seus tratamentos médicos.

Desde maio, a companhia passou a oferecer o Drive-thru para exames de detecção da Covid-19, que permite ao paciente colher o exame em menos de cinco minutos e sem sair do carro, reduzindo seu contato físico e exposição a riscos. O exame prevê teste molecular ou sorológico rápido por imunocromatografia - pesquisa de anticorpos contra o novo coronavírus em amostra de sangue.

O Grupo lançou também ao walk-thru, em São Paulo. Nessa testagem, os preparativos de coleta, montagem de kits, autorização junto à operadora do plano de saúde e preparação do ambiente, são realizados antes da chegada do paciente, otimizando o processo e reduzindo a permanência dos pacientes na clínica. Nesse sentido, o CURA lançou em São Paulo também a coleta domiciliar, que permite ao paciente realizar a testagem sem sair de casa, com conforto e eficiência. O atendimento pode ser feito mediante agendamento prévio e, com o pedido médico, por telefone.

Por fim, a parceria entre Grupo CURA e Cuco Health, firmada em junho, passou otimizar de maneira segura, eficiente e estratégica os exames dos colaboradores por parte das empresas neste momento de retorno às atividades presenciais. O projeto inovador traz recursos altamente tecnológicos para auxiliar as empresas na retomada com segurança.

Sobre o Grupo CURA

Com 40 anos de história, o CURA é um dos mais importantes grupos de laboratórios de imagem e diagnóstico do país. É reconhecido pelo pioneirismo, tradição, qualidade e excelência de protocolos, exames, serviços e atendimento. Em 2018, com o objetivo de ampliar sua atuação em São Paulo e outros Estados, passou a contar com a participação da gestora de fundos de private equity Vinci Partners, e adquiriu o centro de diagnóstico por imagem Mérya, referência na região sul do Brasil.

Atualmente, o Grupo CURA possui 16 unidades na grande São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Unidade de Telerradiologia, com planos de expansão. Com expertise de atendimento humanizado, 24h por dia, sete dias por semana, o Grupo CURA conta com 1250 profissionais qualificados. Em 2020, realizou 463 mil atendimentos e mais de 1,2 milhão de exames (entre janeiro e julho) em seus laboratórios e diversas unidades ambulatoriais e hospitalares, atendendo um total de 363 mil pacientes neste ano. O Grupo opera por meio de oito marcas amplamente reconhecidas localmente e 100% integradas: Sonitec (Florianópolis/SC), Ultramed (Londrina, PR), CDIP (Chapecó/SC e Pato Branco/PR), Viva Imagem (Curitiba/PR), Medimagem (São José dos Pinhais/PR), SRC (Porto Alegre/RS) e Medvia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version