SEGS Portal Nacional

Saúde

Cigarro está associado à menopausa precoce

  • Terça, 25 Agosto 2020 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Torrente
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A incidência de menopausa antes dos 45 anos pode ocorrer em até 5% das mulheres

Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado em 29 de agosto

“A ciência tem demonstrado que o cigarro está associado à antecipação da menopausa, que pode ocorrer nas mulheres fumantes até dois anos antes da data que seria a esperada para a última menstruação”, explica Dra. Larissa Garcia Gomes, da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo. Essa associação tem se demonstrado ser associado à carga tabágica, ou seja, quanto maior a quantidade de cigarros e o tempo do tabagismo, maiores as chances de menopausa precoce.

Outras causas da menopausa precoce podem ser: retirada cirúrgica dos ovários, tratamento contra câncer (radiação, quimioterapia), razões genéticas (Síndrome de Turner) e causa autoimune, neste caso geralmente associada com outras doenças autoimunes como a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves.

A menopausa altera significativamente a vida da mulher, e sua incidência antes dos 45 anos, pode ocorrer em média até 5% das mulheres. Segundo a endocrinologista, toda mulher que apresente sintomas do climatério como insônia, secura vaginal, irritabilidade, calores excessivos, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade e ganho de peso devem procurar o endocrinologista. A menopausa precoce, se não tratada, aumenta o risco de doenças do coração e osteoporose. Mas é possível minimizar esses efeitos com prática frequente de atividade física, alimentação saudável e, claro, suspensão de hábitos tabagistas.

A terapia hormonal com estrógenos representa a forma mais efetiva de tratar os sintomas da menopausa, segundo a endocrinologista. A dose da terapia hormonal e forma de administração (comprimidos, gel, adesivos, creme vaginal), assim como os riscos e benefícios do tratamento, devem ser avaliados de forma criteriosa pelo médico que vai acompanhar a paciente.

“Para as mulheres com contraindicação para terapia hormonal, existem outras opções para tratamento dos sintomas de ondas de calor e secura vaginal”, explica a médica, e complementa. “Estudos ainda em fase II de uma nova medicação não hormonal para fogachos denominada ‘antagonista do receptor da neurocinina 3’ demonstraram melhora dos episódios de fogachos em 45%, com poucos efeitos adversos, sendo dessa forma uma medicação bastante promissora”, finaliza Dra. Larissa.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version