Consumo e abuso de drogas lícitas e ilícitas: perspectivas interdisciplinares nas áreas sociais e na saúde
Curso online para todo o Brasil aborda conceitos sobre a saúde mental, as disputas narrativas entre as áreas da justiça e da saúde, além das políticas públicas e legislação sobre o tema
Ao longo das últimas décadas, em todo o mundo, governos, sociedade civil organizada, pesquisadoras/es das mais distintas áreas, usuários de drogas e familiares vêm se debruçando sobre a temática do consumo e abuso de drogas para entender o quê fazer para reduzir, ou ainda erradicar, os impactos na vida de usuários e de seu entorno.
Nesse contexto, o Coletivo Círculo de Cultura, espaço educacional voltado para a formação continuada de profissionais da Assistência Social, da Educação e da Saúde, lança o curso “Consumo e abuso de drogas lícitas e ilícitas: perspectivas interdisciplinares nas áreas sociais e na saúde”, por meio de encontros semanais às quintas-feiras, com duração de três horas cada, totalizando 48 horas de formação. As aulas online começam no próximo dia 27 de agosto, às 19h.
Coordenadora e professora do curso, Katerina Volcov explica que a temática das drogas envolve saberes que são de distintas áreas: “O consumo de qualquer substância causa um efeito no organismo. Contudo, é necessário que observemos em que contexto é feito esse uso e quais são os sentidos que o usuário dá para esse uso ou abuso. Assim, para entender melhor sobre consumo e abuso de drogas nós precisamos de conhecimentos da Medicina, mas também da Psicologia, da Sociologia, da Antropologia, entre outras, se, de fato, quisermos compreender e buscar soluções. Por isso, elaboramos um curso interdisciplinar envolvendo diferentes saberes”.
Para ela, um dos tópicos que mais merece atenção na atualidade é o crescente uso indiscriminado das chamadas drogas lícitas por todas as classes sociais. “As pessoas têm usado muito mais calmantes, relaxantes musculares, além do álcool, droga devidamente legalizada. Essas substâncias são de mais fácil acesso, ainda que alguns medicamentos sejam controlados”. A professora, que pesquisou em seu doutorado as trajetórias e os sentidos dos usos de drogas lícitas e ilícitas na classe média, tem acompanhado com preocupação o crescente consumo do uso de drogas em geral, principalmente, nesse momento de distanciamento social. “Temos ouvido profissionais extenuadas recorrendo ao uso frequente de psicotrópicos para aguentar a demanda profissional e pessoal nesse momento de pandemia”.
O conteúdo programático do Curso de “Consumo e abuso de drogas lícitas e ilícitas: perspectivas interdisciplinares nas áreas sociais e na saúde” aborda aspectos sócio-históricos sobre a saúde e o consumo e o abuso de drogas lícitas e ilícitas, a Saúde Mental e consumo/abuso de drogas lícitas e ilícitas nas várias fases da vida, a produção da informação e do conhecimento sobre saúde mental e uso de drogas, além das disputas narrativas sobre saúde mental e consumo/ abuso de drogas, dos marcadores sociais e sua relação com a saúde mental, as Políticas Públicas e a legislação em Saúde Mental e a prevenção e a redução de danos no consumo/ abuso de drogas lícitas e ilícitas, entre outros assuntos.
Serão 16 encontros realizados por videoconferência, às quintas-feiras, entre 19h e 22h, a partir do dia 27 de agosto. O valor do curso é R$ 550,00 e pode ser dividido em até três vezes no cartão de crédito. Para mais informações: pelo email , pelos telefones 11. 98753.8681 e 11.96340.9905 e pelo site www.coletivocirculodecultura.com.br
Anote na agenda:
Curso de“Consumo e abuso de drogas lícitas e ilícitas: perspectivas interdisciplinares nas áreas sociais e na saúde
Quando: A partir do dia 27/8/20 às 19h.
Carga Horária: 48 horas - 16 encontros com 3h cada
Público-alvo: Estudantes e profissionais das áreas da Assistência Social, da Educação e da Saúde
Conteúdo Programático:
- Aspectos Sócio-históricos sobre a saúde, o consumo e o abuso de drogas lícitas e ilícitas
- Saúde Mental e consumo/abuso de drogas lícitas e ilícitas na infância, adolescência e vida adulta
- Ciência e Mídia: A produção da informação e do conhecimento sobre saúde mental e uso de drogas
- Segurança Pública e Saúde: diagnósticos e as disputas narrativas sobre saúde mental e consumo/ abuso de drogas
- Marcadores sociais e sua relação com a saúde mental e o consumo e abuso de drogas
- Políticas Públicas e Legislação em Saúde Mental: intervenções e redes de cuidado
- Educação e Saúde: prevenção e redução de danos no consumo/ abuso de drogas lícitas e ilícitas
Investimento: R$ 550,00 e pode ser dividido em três vezes no cartão de crédito.
Coordenadora do curso: Profa. Dra. Katerina Volcov – Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com tese de doutorado sobre as trajetórias e sentidos do uso de drogas lícitas e ilícitas; possui pós-doutorado em Educação pela UNIFESP. É professora do Círculo de Cultura nas temáticas que envolvem Educação e Saúde, e também é docente convidada do curso de pós-graduação em Saúde Pública e Psicopatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia. Atualmente, é coordenadora do núcleo SP das 500 Mulheres Cientistas e desenvolve pesquisas e consultorias nas áreas de Comunicação, Educação e Saúde.
Sobre o Coletivo Círculo de Cultura: Fundado em 2014, o Coletivo Círculo de Cultura está localizado na zona leste da capital paulistana e tem como objetivo ofertar conhecimento técnico das áreas da Assistência Social, da Educação e da Saúde, por meio de oficinas, cursos e formações com professoras/es doutoras/es e/ou especialistas reconhecidos nas temáticas. O Coletivo Círculo de Cultura prioriza uma formação dialógica, pautada em princípios freireanos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>