SEGS Portal Nacional

Saúde

Por que seu treino está fazendo você parecer mais velho?

  • Segunda, 24 Agosto 2020 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Exposição solar desprotegida durante exercícios ao ar livre, força gravitacional e caretas durante a musculação são apenas alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento de rugas, manchas e flacidez. Cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance dá dicas para prevenir e tratar essas alterações.

A prática regular de atividade física é uma das bases de um estilo de vida saudável, já que traz uma série de benefícios para o organismo, incluindo correção da postura corporal, redução de gordura, tonificação dos músculos, melhora do sistema respiratório e cardiovascular e prevenção de doenças. Além disso, o hábito também é capaz de melhorar a saúde da pele. “A atividade física, incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos, é importante para a pele em diversos aspectos, visto que reduz o nível de cortisol, melhora a elasticidade, atua no controle da acne e da oleosidade, fortalece a barreira de proteção da pele e previne o envelhecimento precoce”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Porém, como tudo na vida, a prática excessiva de exercícios pode ser prejudicial, principalmente para a pele, já que favorece o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, manchas e flacidez.

Isso ocorre porque, primeiro, grande parte dos atletas, amadores ou profissionais, apreciam praticar exercícios ao ar livre e a exposição solar desprotegida figura entre as principais causas do envelhecimento precoce. “A exposição solar está ligada à inflamação, ao dano oxidativo e à produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas e manchas chamado de fotoenvelhecimento”, destaca a especialista.

Além disso, certos exercícios físicos, principalmente aqueles de alto impacto como a corrida, podem contribuir para o surgimento de flacidez na face devido à ação da gravidade. “O tecido cutâneo possui estruturas, como as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis por manter a pele firme e elástica. Porém, essas fibras de sustentação perdem sua força com o passar do tempo e passam a não ter mais força contra a gravidade, o que acaba tornando a pele flácida”, afirma a cirurgiã plástica. O resultado é o indesejado efeito bochecha de buldogue, onde o formato de triângulo invertido que o rosto tem quando estamos jovens torna-se um triângulo comum.

Outro fator que contribui para o surgimento da flacidez é o consumo da gordura da face provocada pela prática intensa e excessiva de exercícios. “A perda de peso, principalmente em casos em que há diminuição expressiva na quantidade de gordura, causa a redução do volume que mantinha a pele esticada. Como resultado, o tecido cutâneo torna-se flácido e enrugado”, diz a médica. Como se não bastasse, as caretas e expressões que fazemos durante a atividade física, principalmente na musculação, também podem favorecer o surgimento de rugas, como explica a Dra. Beatriz: “As expressões que realizamos durante os exercícios geram pequenas demarcações momentâneas na pele devido a movimentação da musculatura. Porém, com o passar do tempo, essas contrações musculares, combinadas ao envelhecimento cutâneo natural, marcam a pele definitivamente e fazem com que essas linhas, que apareciam apenas com a realização do movimento, tornem-se estáticas, ficando evidentes mesmo com a face em repouso”.

É claro que deixar de praticar exercícios físicos não é uma opção para combater o surgimento dessas alterações. Mas é possível combater esses sinais do envelhecimento da pele através de alguns hábitos, como realizar diariamente uma rotina de cuidados com a pele, principalmente no que diz respeito à fotoproteção. “A fotoproteção deve ser realizada diariamente pela manhã com um filtro solar de, no mínimo, FPS 30 e reaplicar periodicamente. Vale a pena também procurar por produtos que sejam à prova d’água para evitar que percam a eficácia devido ao suor. Ainda assim, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas”, aconselha a médica.

Outro fator muito importante é a hidratação. “Durante o exercício físico ocorre grande perda de água devido ao suor como forma de eliminar o calor produzido. Por isso, a ingestão de água é muito importante ao longo de todo o dia, principalmente durante a prática de exercício”, recomenda a Dra. Beatriz.

A perda de volume devido ao emagrecimento e a flacidez provocada pela gravidade também podem ser combatidas por meio de tratamentos como os skin boosters, bioestimuladores de colágeno e os preenchedores injetáveis. “Os skin boosters e bioestimuladores promovem uma hidratação profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e, assim, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, além de diminuir a aparência das rugas. Já os preenchimentos com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio devolvem volume aos compartimentos de gordura”, ressalta a médica. Segundo a Dra. Beatriz, outra opção é a lipoenxertia facial, que repõe volume e rejuvenesce a pele por meio da aplicação de gordura retirada do próprio paciente. “A vantagem desse procedimento é que, além de não possuir risco de rejeição, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, ao contrário do ácido hialurônico que é completamente absorvido após certo tempo, apenas 40% da gordura tende a ser reabsorvida pelo organismo devido ao processo de envelhecimento. Mas é um procedimento cirúrgico, devendo ser feito em ambiente hospitalar”, destaca.

Já as rugas dinâmicas formadas pelas expressões durante o exercício físico podem ser prevenidas e tratadas por meio da aplicação de toxina botulínica. “Dessa forma, provoca-se uma paralisação de músculos específicos da face que impede sua contração e, consequentemente, a formação das rugas e linhas de expressão, mas sem deixar a face com um aspecto paralisado demais”, explica a cirurgiã. “Para prevenir o envelhecimento da pele, é importante ainda que você mantenha uma alimentação balanceada e evite fumar ou consumir bebidas alcóolicas. E, caso deseje realizar algum procedimento, é fundamental consultar o médico antes, já que ele poderá realizar uma avaliação do estado de sua pele para indicar o tratamento mais adequado para o seu caso”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

FONTE: DRA. BEATRIZ LASSANCE - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version