SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo do HCor indica que a cirurgia bariátrica pode tratar hipertensão associada à obesidade

  • Quarta, 19 Agosto 2020 12:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Após três anos de acompanhamento, 73% reduziram o número de medicamentos e 35% conseguiram controlar a pressão sem uso de medicamentos

Um estudo liderado pelo Instituto de Pesquisa do HCor (IP-HCor) apresentou a cirurgia bariátrica como opção de tratamento para pacientes com obesidade e hipertensão. A pesquisa está sendo conduzida no Brasil e tem duração de 5 anos, com apoio da Ethicon, uma das empresas da família de companhias da Johnson & Johnson.

O Gateway foi realizado com 100 pacientes divididos aleatoriamente em dois diferentes grupos: o primeiro, designado a ser submetido à cirurgia bariátrica (Bypass em Y de Roux) e o segundo, manteve o tratamento clínico com medicamentos anti-hipertensivos. Ambos receberam acompanhamento cardiológico e orientação nutricional. O resultado do seguimento de 3 anos do estudo foi publicado no Annals of Internal Medicine, nesta terça-feira (18).

A pesquisa mostrou que 73% dos pacientes submetidos ao Bypass reduziram o número de medicações em pelo menos 30% e mantiveram o controle da pressão arterial (140/90 mm Hg), enquanto no grupo controle esse índice foi de apenas 11%. O seguimento também apontou que 35% dos pacientes que realizaram a cirurgia apresentaram remissão, isto é, mantiveram a pressão controlada sem uso de medicamentos. No grupo controle (sem cirurgia) esse número chegou somente a 2%.

Para Carlos Schiavon, cirurgião bariátrico do HCor e pesquisador principal do estudo, o Gateway surge como uma nova proposta para tratar duas doenças simultaneamente. “Além da perda de peso, os pacientes operados apresentam melhora de diversos fatores, entre eles a redução da pressão arterial”, observa.

Foram incluídos no estudo pacientes de 18 a 65 anos, com hipertensão, que tomavam dois medicamentos anti-hipertensivos em doses máximas ou mais de duas medicações em doses moderadas. Todos eles tinham Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 39,9, que caracteriza obesidade em graus 1 e 2. Os pacientes foram divididos em dois grupos de forma aleatória (sorteio), com proporção de 1/1 para cada grupo.

Todos os pacientes participaram de um programa de aconselhamento, com psicólogos e nutricionistas para redução de peso, diminuição na ingesta de sal e aumento do potássio na alimentação. Exercícios físicos também foram recomendados.

De acordo com o Dr. Alexandre Biasi, diretor do Instituto de Pesquisa do HCor, todos os estudos elaborados pelo IP são focados em temas como: impacto clínico, mudanças de diretrizes nacionais e internacionais, influência em políticas de saúde, melhoria de prática clínica, aplicabilidade prática imediata dentro do cenário de prevenção e tratamento de enfermidades prioritárias. E não foi diferente com o Gateway.

Segundo Schiavon, as conclusões da pesquisa reforçam o conhecimento científico sobre os benefícios da cirurgia bariátrica no tratamento de pacientes com obesidade e hipertensão o que, em última instância, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. O HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia. Hoje, além do escopo de atendimentos cardiológicos, o hospital oferece serviços de excelência também nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica, ganhando destaque como um hospital multiespecialista. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Na ciência, o Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version