SEGS Portal Nacional

Saúde

Infectologista da Unicid alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo

  • Segunda, 17 Agosto 2020 12:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Alvares
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dr. Alexandre Piva Sobrinho diz que assim como a Covid-19, sarampo é uma doença altamente contagiosa e faz do Brasil o terceiro país com o maior número de casos no mundo, atrás apenas das Filipinas e da Ucrânia

Ministério da Saúde realiza até o dia 31 de agosto, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que tem como público-prioritário, pessoas de 20 a 49 anos

O infectologista Dr. Alexandre Piva Sobrinho, docente do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo, doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode resultar em complicações de saúde e, em casos mais graves, levar à morte.

A doença que estava erradicada no Brasil até 2016, teve uma crescente nos últimos anos, principalmente a partir de 2018, e faz o País ocupar atualmente o terceiro lugar em número de casos confirmados no mundo, atrás apenas das Filipinas e da Ucrânia. Em 2019, o Brasil teve mais de 18 mil casos confirmados em 516 municípios e em 23 estados da Federação. Apenas em São Paulo, o número de casos confirmados no mesmo período foi de 16 mil.

“Esse aumento significativo do sarampo se dá por muitos motivos, sobretudo devido à falta de cobertura vacinal no território nacional aliado à uma alta transmissibilidade da doença, principalmente em crianças menores de cinco anos. Assim como a Covid-19, o sarampo precisa de atenção. Atualmente, o baixo índice de vacinação é explicado, em parte, pelo medo de as pessoas, saírem às ruas por conta do novo coronavírus. É importante se prevenir contra o sarampo, haja vista que ele também traz prejuízos à saúde”, avalia Piva.

O especialista e docente da Unicid, aponta que os principais sintomas do sarampo são: febre alta, acima de 38,5º, cefaleia, manchas avermelhadas pelo corpo, que geralmente começam pelo rosto e atrás das orelhas, além de tosse, coriza e conjuntivite, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada e descamação. Dr. Piva lembra ainda, que a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O sarampo é uma das três doenças transmitidas via aerógena, juntamente de varicela e tuberculose. Uma pessoa pode transmitir para até 15 pessoas e isso se dá a partir da tosse, espirro, contato próximo ou direto com secreções de pessoas infectadas. É uma doença infecciosa, febril, viral e pode ser muito grave”, alerta o infectologista.

A vacina contra o sarampo é aplicada com 12 meses de idade, a chamada tríplice viral, que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Com 15 meses, há a vacina tetraviral, que além das três já citadas, inclui-se a varicela. Para adultos até 29 anos, são necessárias duas doses da tríplice viral, com intervalo de um mês entre uma e outra. Para adultos acima de 29 anos, uma dose dessa vacina já é o suficiente.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ATÉ 31 DE AGOSTO

Piva indica ainda, que o Ministério da Saúde estendeu para até o dia 31 de agosto, a quarta etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que tem como público-prioritário, pessoas de 20 a 49 anos.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, do início de 2020 até o final de junho, foram confirmados 5 642 casos no Brasil. O país vive um surto de sarampo nas cinco regiões, sendo que há circulação ativa do vírus em 11 estados. Nesse período, foram registrados óbitos pela doença: no Pará, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Até o momento, apenas 4,2% do público-alvo foi vacinado. A vacina contra o sarampo está disponível nos 43 mil postos de saúde em todo o País.

Dr. Alexandre Piva Sobrinho: Médico Infectologista. Professor do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Médico do Complexo Hospitalar Padre Bento e Hospital Bom Clima, ambos em Guarulhos (SP).

Saiba mais sobre o curso de Medicina Unicid

SERVIÇO

Ministério da Saúde: 4ª Etapa da Vacinação Contra o Sarampo – dos 20 aos 49 anos

Disponível nos postos de saúde de todo o Brasil até o dia 31 de agosto de 2020

Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version