Grupo TPV dá dicas de como prevenir a síndrome da visão de computador
Monitores modernos possuem tecnologia para combater a fadiga ocular do uso extensivo do computador
Com o aumento do trabalho em home office e o estudo on-line, cada vez mais o computador ou notebook é utilizado de forma extensiva, e com isso surgem os efeitos da chamada síndrome da visão de computador. Também conhecida como síndrome da visão artificial, essa condição é a fadiga ocular causada pelo uso prolongado de computadores.
Os sintomas incluem: olhos cansados, dor de cabeça, visão enevoada, olhos secos e irritados. Pessoas que trabalham todo o dia em frente à tela de um computador são as que apresentam maior risco de desenvolver essa condição, que, além de incomodar, atrapalha o dia a dia no trabalho e a produtividade.
Alguns dos principais fatores que causam esse tipo de problema são a alta cintilação dos monitores convencionais e as ondas de luz azul emitidas por essas telas, que são prejudiciais à visão humana.
O que é cintilação ou “flicker”?
Os sistemas de iluminação comumente usados em monitores de LCD, ativam e desativam a luz do fundo para simular uma intensidade de brilho maior ou menor, gerando uma cintilação que não é visível, mas é sentida pelos olhos.
O que é a luz azul ou “blue light"?
Os diodos emissores de luz (LEDs) dos sistemas de retroiluminação dos monitores convencionais são de luz branca, os quais por natureza irradiam luz azul. Essa luz é muito prejudicial para os olhos e também está presente em televisores, celulares e notebooks, entre outros dispositivos. Alguns estudos sugerem que a exposição crônica à luz azul pode aumentar o risco de desenvolvimento de degeneração macular e de outras patologias.
Como prevenir?
Escolha de equipamentos com tecnologia que reduzam ou eliminem essas condições. Os monitores da AOC, por exemplo, possuem Flicker-Free, sistema que elimina a cintilação, e também Low Blue Light, que reduz a luz azul e impede que os efeitos danosos da luz azul artificial cheguem à retina. Essa tecnologia pode reduzir ou evitar a degeneração macular e outros problemas de visão.
Posicionar a tela a uma distância equivalente ao comprimento do seu braço e 20° abaixo dos olhos.
Manter a tela limpa e livre de poeira e marcas.
Lembrar-se de piscar e realizar pausas constantes. Alguns especialistas recomendam que, a cada 20 minutos em frente à tela, seja feita uma pausa por 20 segundos e visualizar algum objeto a 20 metros de distância.
Mais informações sobre os monitores com tecnologia relativa a esse tema: www.philips.com.br/monitores e www.aoc.com.br/monitores.
Sobre a TPV
O Grupo TPV está no Brasil desde 1997 e possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus, onde também produz em regime de OEM para várias marcas, com atuação nacional e internacional. A TPV Technology Limited é a principal fabricante global de telas de LCD. Atualmente produz no País monitores e TVs e importa uma linha de fones de ouvido, com sua marca própria AOC, marca Philips (sob licença, para monitores, televisores e áudio) e em regime de OEM para várias marcas, com operação nacional e internacional. O Grupo TPV está listado nas bolsas de valores de Hong Kong e Cingapura desde outubro de 1999. Site: www.tpv-tech.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>